WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

INFLUÊNCIA DA INGESTÃO DE FLAVONÓIDES DO CACAU/CHOCOLATE 70% EM PACIENTES HIPERTENSOS

.

Um estudo, experimental, clínico e aberto, realizado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pela cientista Marcela Paranhos Knibel, avaliou em pacientes hipertensos primários, estágio I, o efeito da administração dos flavonóides do cacau presentes no chocolate amargo 70% sobre: a pressão arterial; a função endotelial; a velocidade da onda de pulso; e as possíveis correlações entre as variações da pressão arterial e da função endotelial.

No estudo citado foram avaliados 20 pacientes, sem distinção de raça ou sexo, com hipertensão arterial primária no estágio I, sem tratamento anti-hipertensivo prévio, eutróficos, com sobrepeso ou obesos grau I, com idades entre 18 e 60 anos.

As variáveis estudadas foram: pressão arterial (método oscilométrico e MAPA), index de hiperemia reativa (através de tonometria arterial periférica por Endo-PAT 2000-Itamar), augmentation index (através de tonometria arterial periférica por Endo-PAT 2000-Itamar), velocidade da onda de pulso (através de COMPLIOR SP), colesterol total, LDL-colesterol, HDL-colesterol, triglicérides, glicemia, índice de massa corporal, circunferência de cintura, circunferência de quadril, relação cintura quadril e percentual de gordura corporal.

A avaliação da função endotelial através do index de hiperemia reativa mostrou que o RHI se alterou de forma significativa após o chocolate-cacau 70%.

Os resultados do estudo citado mostram que o chocolate – cacau 70% tem efeito benéfico sobre a função endotelial e controverso em relação ao comportamento da pressão arterial.

AUTORA DO ESTUDO:
Marcela Paranhos Knibel
TÍTULO DO ESTUDO:
A influência da ingestão de flavonóides do cacau sobre o comportamento da pressão arterial e da função endotelial em hipertensos primários estágio I. 2009. 136f. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Clínica e Experimental) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: LIVROSGRATIS.com.br (Fonte: Cacauechocolate)

.

Comentários estão fechados.