WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PLATAFORMA DIGITAL LEILÃO CACAU AMPLIA OPORTUNIDADES DE COMERCIALIZAÇÃO

.

Há cerca de quatro anos a Dengo Chocolates chegou ao Sul da Bahia, com uma política de preços diferenciados para o cacau fino, o que estimulou centenas de produtores a produzirem cacau que atendesse os critérios de qualidade daquela empresa.

Quando o produto não atingia àqueles critérios, mesmo por pequenas margens, o agricultor era obrigado a vende-lo, mesmo de excelente qualidade, para as moageiras pelo preço de cacau comum (bulk), porque a região ainda não tem, compradores para este tipo de produto. Com a pandemia, a situação se agravou porque a Dengo se viu obrigada a reduzir suas compras.

Para criar novas oportunidades de comercialização, foi lançada a Plataforma Leilão Cacau, permitindo a esses agricultores um canal de vendas para todo o Brasil. A Plataforma é um market place, no formato de um leilão, onde o produtor tem a liberdade de anunciar o seu produto com todas as suas características e, inclusive, mostrando o laudo de análise das amêndoas, e estabelecer o seu preço mínimo.

O comprador, por sua vez, tem toda a garantia de adquirir um produto com a qualidade anunciada.
“Estudando o mercado, percebemos que poderíamos expandir a Plataforma para o mundo do cacau commodity ou bulk e nesta semana iniciamos as operações com esta opção”, afirma Orlantildes Pereira, um dos criadores do projeto, ao lado de Gilberto Cabral, Marçal Ferreira e Juscelino Bomfim, todos produtores de cacau no Sul da Bahia. “Neste caso, tanto as moageiras, como grandes, médios e pequenos intermediários, como os produtores em geral terão acesso à Plataforma para comprar e vender lotes do produto”, destaca.

COMO FUNCIONA
a) O usuário se cadastra como vendedor, como comprador ou ambos;
b) O usuário cadastra um lote de cacau, informando suas principais características (tipo, conforme classificado pela indústria, onde se encontra, quem assume a logística, preço mínimo)
c) Informa dia e horário para início da oferta e para o seu término.
d) O nome do vendedor só é revelado para o vencedor, após o encerramento da oferta.
e) A partir daí a negociação é concluída fora da Plataforma.

VANTAGENS
a) Para o produtor a possibilidade de ele ter múltiplos interessados no produto dele com a comodidade de alguns cliques. Como é no formato de um leilão, quanto maior o número de interessados, maior a probabilidade de venda por um preço melhor;
b) Para o pequeno intermediário, a possibilidade de o lote ser comprado por outros intermediários ou pela indústria;
c) Para o médio ou grande intermediário, a possibilidade ampliar a base de clientes produtores ou pequenos intermediários, fazendo ofertas de compra;
d) Para todos, a possibilidade de negociação por preços justos e com ganhos para toda a cadeia.
e) Não há cobrança de mensalidade. Uma comissão é paga apenas na concretização do negócio.

Link da Plataforma Leilão Cacau: www.leilaocacau.com.br (Fonte: Cacau e Chocolate)
.

Comentários estão fechados.