WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

VACINA NO PROFESSOR – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO – NETÃO

.

Semana passada escrevi um texto falando que a prioridade da vacinação é de todos. No final da mesma semana foi divulgado que o ministério da saúde colocou os professores na lista de prioridades. No nosso vizinho, o Chile, essa medida já havia sido tomada a mais tempo, e já existia uma vacinação para a categoria da educação.
Muitos acham que os professores são apenas mais um dos oportunistas que querem furar a fila. Será?
Já estamos perto de completar 1 ano sem o total funcionamento do sistema educacional do País. Segundo especialistas, uma defasagem muito séria com alto grau de dificuldade de recuperação.
As aulas poderiam ter retornado antes? Muito difícil. A prova disso são as contaminações em locais de retomada. O grande problema não é o retorno, não é o professor, são com certeza dois fatores: Como manter os alunos afastados, na idade em que o contato é muito importante? O Estado vai conseguir atender todos os protocolos necessários para o retorno?
Essa semana uma pessoa me perguntou? “Vocês não podem dar aulas, porém podem viajar, ir a festas e bares?” Minha resposta: “O comportamento errado perante a pandemia não é apenas de alguns professores, é de toda população. Infelizmente a parte que mantém o comportamento adequado paga pelos erros do outros. Não existe forma segura de aula presencial no momento”. A pessoa entendeu minhas conclusões.
Finalizo meu texto desta semana com uma colocação muito importante que encontrei em um site de gestão educacional:” A educação é sempre apontada, por especialistas e sociedade civil, como a melhor resposta para a resolução dos problemas da sociedade. E, de fato, a educação proporciona uma melhor formação para os cidadãos, mais conscientes de seu papel social, mas também potencializa o desenvolvimento da sociedade como um todo”. Vacinar o professor é um passo importante para o retorno do desenvolvimento social.

(ANTÔNIO MOREIRA NETO – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.