WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

COMEÇAR O DIA CONSUMINDO CHOCOLATE. GOSTOSO E SAUDÁVEL

.

Um pedaço de chocolate, uma refeição elegante e calorável, exerce efeitos benéficos no ritmo circadiano e no peso corporal, quando é cronometrado para o início da fase ativa (desjejum).

O ritmo circadiano é a maneira pela qual nosso organismo se adapta à duração do período claro (dia) e do período escuro (noite), de forma a sincronizar as funções fisiológicas com a duração de um dia (aproximadamente 24 horas). O ritmo circadiano tem influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo.

Estudos epidemiológicos e experimentais indicam que a exposição constante a situações que induzem a dessincronização do ritmo circadiano, aumentam o risco de desenvolver doenças metabólicas, problemas cardiovasculares e câncer.

Os resultados deste estudo estão de acordo com pesquisas anteriores que indicam que o desjejum induz uma forte termogênese pós-prandial que leva à despesa de energia.

Enquanto um pedaço de chocolate produziu uma alta resposta termogênica pós-prandial durante a fase ativa, isso não foi observado na fase de sono.

O chocolate no desjejum exerce efeitos benéficos no ritmo circadiano e esse benefício foi associado à melhora do peso corporal.

Os dados atuais evidenciam a relevância da fase de uma refeição altamente calórica e palatável para evitar a dessincronização do ritmo circadiano e para a saúde metabólica.

Estudos futuros são necessários para demonstrar se o chocolate durante o desjejum pode evitar comorbidades de dessincronização interna, como o desenvolvimento de tumores, depressão, síndrome metabólica e outros problemas de saúde associados. (Fonte: Cacau e Chocolate)
.

Comentários estão fechados.