WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

QUAL A SUA VERDADE? – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO-NETÃO

.

Significado de verdade: Que está em conformidade com os fatos ou com a realidade (dicionário online – Dicio). Desde o início de uma civilização bem “socializada”, a palavra verdade tem sido nada absoluta e atrelada ao pensamento individualista, a verdade tem sido bem relativa.
Durante a História a verdade tem sido relativa e seguido interesses políticos e religiosos. A busca do que de fato seja real, gerou religiões e pensamentos religioso diferentes, opções políticas diferentes, conflitos entre capitalismo e socialismo, bem como o comunismo, guerras e mortes por todos os lugares do mundo.
Para a Ciência a verdade é baseada em hipóteses que são pesquisadas, experimentadas, até o surgimento de teorias e leis. Mesmo assim essa verdade científica não é absoluta, pode ser derrubada por novas descobertas.
Nesta pandemia o conflito sobre o real apareceu novamente. Qual a sua verdade nestes tempos? Acredita na verdade da Ciência? Acredita na hidroxicloroquina? Acredita no tal do Jair, afirmando na tal gripezinha? Acredita no governo desorientado deste Brasil? Acredita nos ditos populares?
Independente no que se acreditar, a no conceito de realidade, é importante saber que a sua verdade não pode colocar em risco o bem comum, não pode desrespeitar a evolução de um bem coletivo. Eu prefiro a verdade da Ciência em benefício da humanidade.
“Relação de semelhança, conformação, adaptação ou harmonia que se pode estabelecer, através de um ponto de vista ou de um discurso, entre aquilo que é subjetivo ao intelecto e aquilo que acontece numa realidade mais concreta” (conceito filosófico: dicionário online – Dicio).

(ANTÔNIO MOREIRA NETO – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.