WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ATÉ QUANDO VOCÊ VAI SE MANTER NO ESTILO BBB? – Pela Admª. TAIS GASPAR

.

Sabe quais são as semelhanças entre os participantes do BBB e a maioria dos empresários brasileiros? Se respondeu nenhuma, leia até o final!
Já tinha MUITO tempo que eu não acompanhava um Big Brother Brasil, e com aquela polêmica toda com o Lucas e logo em seguida com a Karol Conka eu acabei acompanhando mais do que eu imaginava que fosse acontecer.
Pois é, eu também me rendi ao Big Brother Brasil. Mas, como a minha cabeça não para, mesmo em momentos de descanso e lazer, resolvi fazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da casa mais falada do Brasil no momento.
Tretas, fofocas e discórdias afins
Para início de conversa, o que mais me chocou nesta edição foi a total falta de sensibilidade de alguns participantes. Esse posicionamento pode ser confirmado pela ampla rejeição revelada nas eliminações de Karol Conka, Nego Di, Projota, e Lumena, culminando com a recente eliminação de Sara.
Mas o que tem o BBB a ver com os nossos temas?
Tudo, o BBB tem sido um grande exemplo de como comportamentos, posicionamentos e formas de comunicação impactam diretamente no convívio de uma sociedade ou comunidade. E a sua família, os seus amigos e claro, a sua empresa é também um modelo de comunidade.
A última eliminada, Sara, iniciou o programa com um modelo de comportamento e liderança que te levaram a ser uma das queridinhas do público. Acontece, que a mesma tomou outros rumos iniciou um processo de conversas mal fundamentadas que acabaram levando a eliminação.
Muitas semelhanças de comportamento
Sabe quais são as semelhanças entre os participantes do BBB e a maioria dos empresários brasileiros? Ambos se encontram confinados, vivendo sem informações suficientes e sem saber o resultado de suas ações.
A meu ver, os participantes do BBB, acabam entrando em discórdias, conflitos e problemas de relacionamento devido à falta de informação. O que acontece, muitas vezes é que as pessoas analisam apenas um lado do problema esquece de ter uma visão do todo o que acarreta numa visão distorcida da realidade.
Do lado de fora
Quando analisamos a situação dos empresários brasileiros, esta realidade não é muito diferente. Principalmente, no que diz respeito a micro e pequena empresa, seus líderes muitas vezes tomam decisões baseados na emoção e no calor do momento, esquecendo de analisar todo o contexto e buscar informações mais objetivas e reais.
Estamos tão focados no funcionamento do dia a dia que acabamos esquecendo de pensar estrategicamente. Se qualquer negócio pretende crescer, é preciso que seu líder foque no seu crescimento e para isso é necessário períodos de planejamento e organização do que deve ser feito e por quem.
Mostre a sua força
Um modelo de pensamento para reverter as crises a seu favor. E que pode ajudar a melhorar o seu comportamento diante de pressão das situações inesperadas.
O que diferencia um líder? Na maioria das vezes, o que está por trás das chamadas “habilidades de liderança” são formas específicas de pensar e de agir; um jeito próprio de ver o mundo e atuar sobre ele. Por isso mesmo, o comportamento de liderança pode ser treinado e aprendido a partir de certos “modelos de pensamento”, ou dicas precisas sobre como encarar os fatos do dia a dia – seja no trabalho ou na vida pessoal.
Antifragilidade do Líder
No livro “Antifrágil”, o autor Nassim Nicholas Taleb nos ensina como ver o mundo com coragem, vencer os desafios e estar sempre preparado para conquistar os melhores resultados na vida pessoal e profissional.
Para você entender o que é antifrágil, uma boa maneira é partirmos para a definição do que é frágil, que seria algo que sai prejudicado (quebra, rompe ou deforma) quando submetido à pressão de um agente externo. Faz sentido para você? O antifrágil, oposto de frágil, é algo que melhora quando está diante de uma situação inesperada.
Essa lógica é interessante pois rompe com o modelo de que o oposto de fragilidade está em força ou resistência, características de quem é capaz de suportar situações extremas sem se alterar. Ao buscar somente essas duas características, você não irá melhorar com o caos, permanecendo no mesmo
estado em que está. No argumento de Taleb, dizer que algo resistente é o oposto de frágil é como dizer que neutro é o oposto de negativo.
Como ser Antifrágil
Sua vivência e seus negócios podem tomar um rumo muito mais próspero quando você aprender a superar as incertezas e os obstáculos, além de usar aparentes dificuldades a seu favor.
Analisar as próprias fraquezas é uma das formas de se fortalecer. Assim como ocorre com os indivíduos, algumas indústrias são antifrágeis e outras não. A aviação comercial é antifrágil e melhora a cada acidente aéreo. Isso porque quando um avião cai, as falhas são analisadas e a segurança é reforçada para se evitar que outros possam cair futuramente.
O valor dos desafios
Os desafios são essenciais para todo e qualquer aprimoramento, já que a inovação e a sofisticação nascem justamente da necessidade.
A melhor forma de sentir que estamos vivos é apreciar as mudanças, identificando naquilo que é contrário, e aparentemente ruim, a matéria-prima do que é bom.
Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?
Depois de analisar como o BBB está conectado com a sua realidade e conhecer os conceitos de antifragilidade, você pode aplicar a partir de agora essas dicas práticas:
· Desafie-se constantemente a sair de sua zona de conforto;
· Por maiores que sejam as dificuldades, aprenda a enxergar as vantagens “ocultas” (ainda que elas ocorram a longo prazo);
· Planeje sempre, mas tenha flexibilidade nos seus planos;
· Use as incertezas a seu favor;
· Tenha em mente que todo desafio é matéria-prima para conquistas maiores;
· Encare a inconstância como algo próprio e natural da vida e dos negócios;
· Treine seu olhar para enxergar oportunidades onde elas aparentemente não existem.
E agora está com você, o que você pode começar a fazer hoje para sair do confinamento e do modo de fragilidade para estar mais próximo do seu sucesso?
Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.
Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!
Te vejo na próxima semana.

(TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO, Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)

Quem sou eu:
Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.
Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.
Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.
Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.
Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.

.

Comentários estão fechados.