WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

INFLUÊNCIA, COMO USAR A SEU FAVOR – Pela Adm. TAIS GASPAR

.

A influência é a base da convivência e dos relacionamentos humanos. Duvida? Fica comigo até o final.
Todos nós influenciamos e somos influenciados o tempo todo. Seguimos tendências de moda, de comportamento, de comunicação, entre outras coisas sem muitas vezes nos darmos conta disso.
Quem define?
Pense em uma escolha que você fez recentemente. Desde o que comer no almoço até uma decisão importante, como investir em determinada empresa na bolsa de valores ou mudar de emprego. O que o levou a tomar essa decisão?
Pode haver inúmeras razões envolvidas, mas todas têm a mesma direção: VOCÊ. Suas preferências e seus gostos.
INFLUÊNCIA SOCIAL
Mas por que nos comportamos dessa ou desta maneira? Pelo fato que que queremos, primeiramente ser aceitos. Ser aceitos como indivíduos e ser aceito pela sociedade. A influência social é algo realmente muito poderoso. Muitos argumentam que fazem suas escolhas sem ser influenciados por nada e/ou por ninguém, acontece que não é bem assim.
Entre outros fatores, as escolhas são influenciadas por desejo de pertencer a um grupo e também pelo desejo de não pertencer a um grupo. Outro ponto interessante é que a pessoa que exerce influência tem um peso importante na escolha dos outros (daí os casos de marcas que pagam para pessoas não utilizarem suas roupas).
PODER DA INFLUÊNCIA
Qual foi a última vez que você pensou em como influenciar outras pessoas, mudar os seus pensamentos, opiniões e inspirá-las a agir? A capacidade de influência é uma das habilidades essenciais para profissionais em todos os níveis. À medida que o nosso mundo se transforma numa velocidade avassaladora, mundo cada vez mais VUCA (Vulnerabilidade, Urgente, complexo e Ambíguo), para se tornar cada vez mais interconectado e interdependente, esta capacidade alcança um patamar ainda maior de importância.
Não é à toa que grandes marcas investem, cada vez mais em nomes que sirvam de referencia e inspiração para pessoas. Lembra quantos contratos o Neymar perdeu quando foi acusado de estupro? E a Carol Conka, quando teve uma série de comportamentos considerados ofensivos no Big Brother? A mesma foi eliminada do programa com a maior rejeição da história e ainda perdeu vários contratos.
INFLUÊNCIA E SER INFLUENCIADO
Inúmeras forças invisíveis moldam o comportamento do ser humano. Somos influenciados constantemente pelas pessoas que nos cercam, para o bem ou para o mal.
Morar em bairros melhores, conversar com pessoas mais abastadas e cultas, estudar em escolas melhores e o próprio fato de nascer em famílias melhores, do ponto de vista socioeconômico e cultural, faz com que estudemos mais, nos esforcemos mais, sejamos menos violentos e queiramos ser mais bem-sucedidos.
Por outro lado, como a mente humana tende a simplificar as coisas e buscar atalhos, somos altamente influenciados quanto aos livros que devemos ler, às roupas que devemos usar, ao carro que podemos comprar, ao curso que devemos fazer e à comida que devemos comer. Somos criaturas de hábito e de influência.
Dessa forma, a maioria é influenciada em vez de ser preparada para pensar e agir de acordo com a sua própria consciência.
SOMOS ANIMAIS SOCIAIS
“No fundo, somos todos animais sociais. Quer percebamos ou não, os outros exercem um impacto sutil e surpreendente sobre tudo que fazemos. No que diz respeito à nossa vida, a influência social é tão silenciosa quanto contundente; porém, somos incapazes de vê-las”. Em síntese, seguimos a manada.
Por si só, a influência social não é boa nem ruim. Se seguirmos pessoas más, teremos mais maldades no mundo. Se seguirmos pessoas boas, teremos mais bondade no mundo. Simples assim.
Seguir uma facção, uma tribo, um partido, uma ideia ou um livro diferente representa uma escolha, a qual poderá levá-lo a um lugar qualquer, mas se você não entender o poder da influência alheia sobre suas escolhas, nunca saberá se tomou a decisão mais adequada.
DE QUEM É A ESCOLHA?
De quem é a escolha sobre quem ou o que seguir? Sua! Você é o responsável, lembra? E se você quer ser uma boa influência para as pessoas a sua volta, a responsabilidade também é sua!
Você gostaria de ser mais influente? Tomar decisões melhores? Motivar mais a si mesmo e aos outros? Comece por você mesmo, seja íntegro, promova o bem-estar das pessoas, leia mais, pense mais por si mesmo, seja um realizador por natureza.
Nossas crenças, o lugar onde moramos, as coisas que dizemos ou escrevemos, as pessoas com quem nos relacionados, nossos exemplos, tudo isso tem grande impacto sobre o futuro, então, a reflexão é bem simples: que futuro queremos semear para os nossos filhos e netos?
Com certeza, é bem diferente de tudo o que estamos vivendo nos dias de hoje.
Está disposto a descobrir quem é você nesta jornada, clica aqui e saiba mais!
Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.
Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!
Te vejo na próxima semana.

(TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO, Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)

Quem sou eu:
Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.
Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.
Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.
Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.
Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.

.

Comentários estão fechados.