WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

MUDANÇA DE HÁBITOS PODE GERAR CERCA DE 30% DE ECONOMIA NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

.

A pandemia modificou os hábitos das famílias dentro de casa. Além do lugar de descanso e convívio diário entre pais e filhos, a residência se transformou em ambiente de trabalho e estudo, o que fez aumentar a necessidade da energia elétrica para as novas tarefas. No entanto, isso não precisa representar um aumento no valor da fatura mensal. Com mudanças práticas na rotina diária, é possível reduzir em até 15% o consumo da energia. Se a mudança for associada a troca de equipamentos antigos, a redução chega a cerca de 30%.
Pequenas atitudes podem fazer a diferença. Para uma família de até quatro pessoas, por exemplo, reduzir o tempo de duração de um banho de oito para seis minutos poder representar uma economia de até 10% no mês. Com a substituição de equipamentos antigos, como por exemplo a geladeira, a redução pode chegar a 30%. Neste último caso, é importante priorizar refrigeradores com o selo PROCEL, do Ministério de Minas e Energia, que avalia o nível de eficiência energética dos produtos.
Até mesmo desligar o stand-by dos eletrônicos nos ajuda, principalmente para períodos de ausência prologada. A energia necessária para manter no modo stand-by um computador, um roteador de banda larga, uma impressora à laser e dois conversores de TV à cabo é equivalente ao consumo de uma geladeira por quase dois meses.
VEJA ALGUMAS DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA:

· Monitore o tempo de carregamento da bateria de celulares e computadores e retire sempre o carregador da tomada quando o aparelho estiver totalmente carregado.
· Desligue o monitor do computador durante as pausas no trabalho. A tela ligada é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento. Não deixe a TV e computadores ligados ao mesmo tempo sem que ambos estejam em uso.
· Você pode implementar medidas acessíveis no seu dia a dia como: apagar as lâmpadas que não estiverem sendo utilizadas e abrir a janela para aproveitar ao máximo a luz natural; ligar o ar-condicionado e manter as janelas e portas fechadas; desligar o aparelho do ar-condicionado quando o ambiente estiver desocupado.
· Usar o aparelho de ar-condicionado na temperatura conforto entre 23° e 25° e dessa forma, reduzir o consumo de energia.
· Outra dica é desligar o ar-condicionado e ligar o ventilador depois que o ambiente já estiver resfriado.
· Se possível, trocar equipamentos antigos por novos como selo Procel A, que consomem até 40% menos energia.
BENEFÍCIO AMBIENTAL

Economizar no valor da conta de energia não é o único benefício que o uso eficiente dos equipamentos pode proporcionar. Eficiência energética também significa preservação do meio ambiente. Quando se trata de sustentabilidade, os números dão um bom panorama: cada 50 kWh de energia economizado, equivale a 8 kg de carbono que deixam de ser emitidos na atmosfera, de acordo com o cálculo realizado pela instituição Iniciativa Verde. Com a diminuição da emissão de gases poluentes e causadores do efeito estufa, como o CO2, reduz-se os efeitos da mudança climática que causam impactos desastrosos na vida no planeta. Não é preciso abrir mão do conforto que a energia elétrica proporciona, é possível utilizá-la de forma consciente. (Fonte: SECOM/COELBA).
.

Comentários estão fechados.