WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

SEM PROVAS, BOLSONARO DIZ QUE AÉCIO VENCEU ELEIÇÕES DE 2014: ‘TEVE FRAUDE’

.

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou hoje que houve fraude nas eleições presidenciais em 2014. Na época, Dilma Rousseff (PT) foi reeleita e Aécio Neves (PSDB) foi derrotado. A declaração foi dada em entrevista para a rádio Guaíba, com sede em Porto Alegre.
“Nosso levantamento, feito por gente que entende do assunto que esteve presente lá dentro e acompanhou toda a votação, garante que sim. Eu não sou técnico de informática, mas o que eu vi está comprovado, a meu ver, fraude em 2014. O Aécio foi eleito em 2014. Não vou entrar no mérito se o Aécio ou a Dilma é melhor ou não. Mas o que as urnas apontaram, dado esse levantamento feito no TSE, deu Aécio Neves em 2014”, disse Bolsonaro, sem dar muitos detalhes sobre o levantamento.
Durante a entrevista, o presidente defendeu o voto impresso e fez ataques ao STF (Supremo Tribunal Federal), especialmente o ministro Luís Roberto Barroso. Para Bolsonaro, há uma “interferência absurda” por parte de alguns ministros.
“A democracia está ameaçada por alguns de toga que perderam a noção de seus deveres e de seus direitos. Quando você vê o ministro Barroso ir ao parlamento brasileiro negociar com lideranças partidárias para que o voto impresso – ou auditável – não fosse votado na comissão especial, que ele quer com isso, no meu entender? Vai ser comprovado nos próximos dias: fraude nas eleições. Daí eles falam que não tem como apresentar prova de fraude e eu vou apresentar, mas eu desafio o Barroso antes: me apresente uma prova que não é fraude, que o voto eletrônico é seguro”, afirmou Bolsonaro.

Na sequência, o presidente citou três países que não adotam o voto eletrônico: Japão, Coréia do Sul e Estados Unidos. Disse ainda que o Brasil é um dos “raros países” que adotam o sistema.
Logo após, fez ataques a Barroso. “Por que o Barroso não quer mais transparência nas eleições? Porque tem interesse pessoal nisso. Ele está se envolvendo numa causa como essa, interferindo no legislativo”, disse o presidente.
Barroso preside o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e já afastou, por diversas vezes, a possibilidade de adoção do voto impresso nas eleições gerais de 2022, o que leva Bolsonaro a tecer críticas e ataques direcionadas a ele. Desta vez, o presidente da República afirmou que o magistrado articula para que a mudança não seja aprovada.
Há cerca de 20 dias, Bolsonaro chegou a dizer que o Brasil teria “convulsão social” sem voto impresso e afirmou que Barroso é “péssimo exemplo” para todos, por conta de suas decisões no Supremo. (Fonte: Notícias Uol)
BOLSONARO MENTE SOBRE 2014 PARA QUESTIONAR DEMOCRACIA, DIZ EX-VICE DE AÉCIO

O candidato a vice de Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014, Aloysio Nunes, disse hoje que não houve fraude na eleição daquele ano e que as alegações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesse sentido são uma mentira para questionar a democracia.
“Depois da eleição, o que fez o PSDB, se dirigiu ao Tribunal Eleitoral, sem contestar, pedindo a autorização para fazer uma auditoria, se havia ou não problemas que pudessem abalar a credibilidade”, contou ele em entrevista à CNN. “Chegamos a algumas conclusões para melhorar o sistema e apresentamos ao Tribunal Eleitoral, mas não tivemos nenhum indício de fraude. Isso é uma mentira do Bolsonaro”.
“Nunca quisemos refazer o passado. Isso é mentira dele, com o objetivo de desqualificar os mecanismos da democracia”, continuou.
Para ele, essas afirmações fazem parte de um método. “Isso é um método político para desacreditar o sistema eleitoral para vir a contestar o resultado das eleições quando perder. Ele está preparando o ambiente para criar um tumulto, uma bagunça quando perder”, declarou. “É um método de desqualificação do sistema para vir a contestar uma eleição que, na minha opinião, tem tudo para lhe ser desfavorável”.
Nunes, que também foi senador e ministro das Relações Exteriores, considera que as tentativas de lançar dúvida sobre a urna também são para incitar os apoiadores do presidente. “Todas essas declarações alucinadas são feitas para manter a chama acesa, esse pessoal mobilizado”, falou.
Aécio também já se manifestou nesse mesmo sentido. “Eu não acredito que tenha havido fraudes nas urnas em 2014. Tampouco acredito que nós estejamos fadados a viver eternamente com as urnas eletrônicas de primeira geração”, afirmou ele em nota no começo deste mês.
Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai comprovar, na semana que vem, a existência de fraude nas eleições presidenciais de 2014, que, segundo ele, resultariam na vitória de Aécio contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Depois do pleito de 2014, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aceitou um pedido do partido para auditar as urnas eletrônicas. O Tribunal concedeu acesso a dados, arquivos e parte dos programas usados nos equipamentos naquela eleição para uma auditoria externa; no entanto, negou a solicitação para formar uma comissão especial para a análise. O presidente do TSE à época, Dias Toffoli, justificou que o PSDB não apresentou nenhum indício de fraude.
O resultado da investigação do partido, que custou perto de R$ 1 milhão, foi divulgado no ano seguinte. O relatório concluiu que não foi possível identificar fraudes na votação. (Fonte: Noticias Uol)

.

Comentários estão fechados.