WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

BAHIA VACINOU 93% DO REBANHO CONTRA AFTOSA

.

A Bahia já vacinou mais de 10,6 milhões de animais contra a febre aftosa na primeira etapa da campanha deste ano, encerrada no dia 1 de agosto. Isso representa 93,36% do total de bovinos e bubalinos do estado, segundo os dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
O órgão destaca que o índice foi alcançado mesmo diante de fatores adversos como o agravamento da pandemia, a falta de vacinas contra a febre aftosa em 14 estados, incluindo a Bahia, tendo como consequência duas prorrogações de prazo para a vacinação nos 417 municípios.
Para o secretário de Agricultura João Carlos Oliveira, momentos difíceis exigem planejamento e criatividade. “Produtores, técnicos e profissionais da Adab tiveram que reinventar formas de abordagem para o êxito das ações. Em uma situação atípica como a que estamos vivendo, a resposta foi muito boa”.
A Bahia já possui o status de Livre da Aftosa com Vacinação, atestado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), há 21 anos e a meta é ultrapassar essa classificação. “A vacinação contra a Febre Aftosa superou mais uma vez as expectativas, mostrando que a integração entre setor produtivo e Governo traz bons resultados”.
Quem afirma é o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira, lembrando que todo o esforço tem o objetivo de alcançar o status de Zona Livre de Aftosa Sem Vacinação até 2023. “Será um marco para a agropecuária na Bahia e uma grande vitória para o segmento, com possibilidade de abertura de mercados e ganhos reais para o produtor”.
Na avaliação do diretor de Defesa Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola, as dificuldades durante a campanha foram enfrentadas com criatividade nas estratégias de divulgação, fiscalização da venda e declaração da vacinação. “Temos equipes eficientes que, aliadas à conscientização dos produtores, resultou em um processo dinâmico e positivo”. (Fonte: www.aregiao.com.br)

.

Comentários estão fechados.