WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

(ITAMARI): FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO

.

O Fórum é um importante espaço de diálogo, debate e encaminhamento de medidas para a garantia do direito à educação, além de permitir a participação da comunidade local nas discussões sobre educação e no acompanhamento das ações e proposições de políticas educacionais.
A instituição do Fórum permitirá a ampliação da participação da comunidade local nas discussões sobre educação, no acompanhamento das ações e proposições de políticas educacionais. Os Fóruns são instâncias fundamentais para materializar o princípio constitucional da gestão democrática e reconhecer a participação social como direito de todos e todas.

Além de possibilitar o encontro entre sociedade civil e o poder público, o Fórum Permanente é responsável por coordenar as conferências de educação, bem como efetuar o acompanhamento da execução do Plano Nacional de Educação e dos respectivos Planos Municipais de Educação.
É fundamental promover a participação nos processos decisórios e na gestão de políticas públicas e, por isso, é tão importante a existência do Fórum para a implementação e execução das metas do Plano Municipal de Educação.
As reuniões acontecem trimestralmente de forma ordinária, e, de forma extraordinária por prévia convocação da sua coordenação, ou ainda, por requerimento da maioria dos seus membros ou de acordo com o regimento interno local de cada fórum municipal.
O Fórum Municipal de Educação deve ser plural e representativo. Instituições públicas e privadas, representações sindicais, movimentos e redes da sociedade civil, instituições de pesquisa, famílias e cidadãos, estudantes e pesquisadores podem participar. Por isso, sua participação é de extrema importância.

(NELSON RIBEIRO FILHO – Formado em Magistério, Graduado em Ciências com Habilitação em Química. Especialista no Ensino de Química, de Ciências, em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior. Professor das Redes Estadual e Municipal de Ensino. Colunista do Blog Zebrão, Mestre em Educação)
.

Comentários estão fechados.