WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PROPÓSITO, VOCÊ CONHECE O SEU? – Pela Admª. TAIS GASPAR

.

“Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho pode ser utilizado.”
Antes de entrarmos de fato no tema deste e-book, para geração de resultados, é absolutamente necessário que se entenda de Propósito! De nada adiantar ter um caminho, se não sabemos onde queremos chegar.
O mesmo vale para o cotidiano empresarial: uma organização sem metas definidas, objetivos traçados e um monitoramento constante pode se tornar pouco relevante em um mercado tão competitivo como o atual.
Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas precisam ter resultados superiores aos seus concorrentes. Para isso, é imprescindível implantar um modelo de busca de referências para traçar desafios e planos de ação estruturados para melhores resultados de custos e produtividade.
Para tanto, a palavra de ordem é Gestão para Resultados. Definido como um processo administrativo que relaciona os fatores internos e externos, a sua missão varia a partir das necessidades de cada empresa.
E ONDE ENTRA O PROPÓSITO?
Hoje em dia, felizmente, o propósito como o conhecemos voltou à pauta nas organizações. A vontade maior de realizar ou conquistar algo retornou à tona, e isso é tremendamente promissor. Afinal, é consenso entre diversos especialistas, que as novas gerações se distinguem cada vez mais das anteriores por buscarem fazer aquilo que realmente gostam, a arriscar por aquilo que as move de fato – de acordo com a consagrada máxima de que “dinheiro é apenas consequência”.
Aqui, vamos refletir sobre o propósito no seu âmbito mais prático. E você verá que, por mais que pareça uma discussão um pouco abstrata, é uma reflexão fundamental para qualquer atividade com a qual você venha a se envolver.
Ter um propósito claro na vida é saber onde se quer chegar e, sobretudo, dispor da energia necessária para enfrentar a trajetória, que certamente não será fácil.
Não existe uma fórmula definitiva. Afinal, ele é o seu propósito; é uma questão muito íntima e subjetiva, com a qual cada um tem seu próprio jeito de lidar. Às vezes o propósito surge por eliminação – após nos envolvermos em uma série de atividades, enfim o descobrimos; às vezes já temos a certeza desde a mais tenra idade; às vezes o propósito surge por inspiração de alguém que você admira.
De toda forma, o fato é que um propósito não é identificado sem que façamos, em dado momento de nossas vidas, algumas perguntas incômodas a nós mesmos: qual é o
sentido de viver para trabalhar? Qual o propósito de dedicar pelo menos um terço – geralmente muito mais – da minha vida a atividades cujo sentido desconheço? E talvez a mais temida de todas: sou feliz com o que faço?
“O meu propósito é o dinheiro”, você pode responder. Claro, um propósito mais do que legítimo. Porém, refazemos a pergunta: qual o propósito de ir em busca desse dinheiro? “Conforto”, “casa própria”, “viagens”, “educação de qualidade para meus filhos…”; perfeito. Mas – e pedimos perdão pela insistência –, para que tudo isso?
Qual a direção e qual o sentido da sua existência? Como você está se sentindo durante sua viagem? Você tem seguido a melhor rota?
As perguntas são mesmo incômodas; mas as respostas podem te ajudar a ter muito mais clareza, tanto na vida quanto no momento de se posicionar diante dos clientes.
É somente ao descobrir o seu propósito que você poderá realmente oferecer algo ao mercado, diferenciando-se daqueles que apenas querem alguma coisa dele.
TER UM PROPÓSITO É TER ALGO A ENTREGAR DE FATO
Em relação aos negócios, quando o seu propósito é bem definido, é muito provável que o do seu negócio também seja. Em consequência disso, fica muito mais fácil promover uma oferta de valor para o mercado, porque você conseguirá transmitir confiança naquilo que oferece. Se algum cliente não quiser, sem problema; outro há de querer. E aí, sim, a prosperidade financeira será mera consequência destes valores intangíveis que você oferece.
Por outro lado, se você ainda não identificou o seu propósito, é importante que comece a refletir. Primeiro porque, se for somente dinheiro, é mais difícil passar a confiança necessária para os consumidores. E segundo porque, com um propósito, a vida fica certamente muito mais leve, e os desafios que ela impõe, mais suportáveis.
Ou seja, devemos parar de nos importar com aquilo que não agrega nada a nossa vida. O importante é saber o que se quer, fazer o que gosta… Ter propósito é usar o dom o talento que temos para fazer diferente no mundo.
Mas apenas ter proposito sem ação não basta… É preciso antes de tudo ter um método para se alcançar o objetivo, desenvolver um bom plano e ter foco na sua execução… Assim a vida passa a ter sentido e o caminho será tão proveitoso quanto o destino!
A implementação de um modelo de gerenciamento de resultados, que permite que profissionais sejam capazes de fazer gestão da rotina e de resolver problemas no dia-a-dia, garantindo estabilização dos processos para competitividade do negócio.
Ou seja, esse procedimento é amplo e reúne boas práticas necessárias para que o negócio avance em diversos quesitos.

DEFINA SEUS OBJETIVOS E APLIQUE A FÓRMULA DO SUCESSO
Para aplicar a Fórmula do Sucesso, você deve primeiramente saber qual o seu objetivo. Seguindo essas cinco regras, você será capaz de formular os objetivos desejados:
· Declare o objetivo de maneira positiva: diga o que você quer que aconteça e não o que você não quer;
· Seja o mais específico possível;
· Anote e guarde provas: assim você conseguirá saber quando se realizaram;
· Esteja no controle: não dependa de outras pessoas para ser feliz, o objetivo deve ser seu e vir de você;
· Verifique se o objetivo é mesmo desejável: seu objetivo deve te trazer benefícios claros.
Como definir o propósito da sua empresa?
Pense no significado do seu negocio e responda:
1. Qual a importância do seu negócio para as pessoas?
2. O que de melhor o seu negócio oferece as pessoas?
3. Quais são os maiores problemas que sua empresa poderia ajudar a solucionar?
Agora é hora de praticar!!!
Seja simples e Claro!
Com base nas perguntas anteriores, resuma o seu propósito em uma frase simples e clara, que seja fácil de compreender sem maiores explicações.
Dica: Conte com um profissional especialista
Por mais que você tenha conseguido seguir sozinho os passos para a definição do propósito da sua empresa, a orientação de quem trabalha exclusivamente com isso é sempre bem-vinda para lhe dar a certeza de ter definido o propósito ideal. Afinal, ele irá fazer parte de toda a estratégia de atuação do negócio a partir de agora.
Se você realmente tem um grande sonho, não aceite viver uma vida inteira sem realizá-lo.
Ao longo dos últimos 12 anos eu venho vivendo um processo de desenvolvimento incrível e altamente transformador, como atleta e empresário. O resultado disso é o treinamento Level UP, um curso online de desenvolvimento pessoal extremo que vai fazer com que você aumente em 3x os seus resultados.
Se você quiser, ainda dá tempo para se inscrever com um desconto promocional, que logo vai se encerrar. É só clicar aqui e fazer parte desta experiência incrível e extremamente transformadora.
Se você precisa ampliar seus horizontes para ter mais qualidade de vida e liberdade para fazer as escolhas que gostaria, então fica comigo aqui. Venha participar do Movimento OUSE, um movimento que vai te fazer SER, TER e CONQUISTAR o que você precisa para OUSAR. Clique aqui e participe.
O que te dá mais medo, mudar ou ficar onde está?
Gostou deste artigo? Curta, compartilha com os amigos!!!
Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no Whats!!!
Até mais!

(Tais F. Gaspar de Araújo – Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)
.

Comentários estão fechados.