WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

AGRICULTORES FAMILIARES PARTICIPAM DE CURSO DE CLASSIFICAÇÃO DO CACAU

A Muká Plataforma Agroecológica e o o Centro de Inovação do Cacau realizaram na comunidade Fartura, no município de Piraí do Norte, no Sul da Bahia, o curso de Classificação do Cacau com o apoio da Associação Cacau Sul Bahia-IG e da Organização de Conservação de Terras (OCT).

Nesta capacitação, 25 agricultores e agricultoras familiares tiveram a facilitação de Cristiano Sant’ Anna, do IG Cacau e do CIC e aprenderam a observar, com o teste de corte, se a amostra do cacau está ou não de acordo com critérios de qualidade exigidos por registros de garantia e por empresas. A IG é referência nacional em certificação de origem, garantindo a rastreabilidade do produto, que passa a ter alto valor agregado.

Voltado para agricultoras e agricultores da Rede Povos da Mata e ainda os que recebem acompanhamento da OCT, a capacitação faz parte de uma série que visa à multiplicação do conhecimento sobre práticas para a produção de cacau de qualidade até a classificação da amêndoa.

De acordo com Tatiana Botelho, uma das coordenadoras da ação, “a série de capacitações tem o objetivo de compartilhar conhecimentos para o fortalecimento da agroecologia e da produção de cacau de qualidade”.

A Muká é uma plataforma de fortalecimento da agroecologia correalizada por Tabôa Fortalecimento Comunitário, Rede Povos da Mata e pelo Instituto Ibia.

(Fonte: Cacau e Chocolate)

Comentários estão fechados.