WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

A CRISE HÍDRICA NO BRASIL – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO – NETTÃO

.

A pior seca dos últimos 90 anos tem causado a condição de uma crise hídrica grave no Brasil, agora em 2021. Nesta última semana o quadro de chuva, em alguns lugares, traz um pouco de esperança para todos, desde a produção de energia, quanto para regiões de produção agrícola e regiões com queimadas.
Qualquer condição que venha prejudicar algum setor do governo, a conta é jogada diretamente nas costas do trabalhador. A conta é paga pelo povo, valores mais altos para as contas de luz, levando a quem tem um capital maior, investir na energia fotovoltaica (solar).
Alguns especialistas falam que a falta de manejo adequado e uso sustentável dos recursos naturais contribuem para a escassez de água no Brasil e no mundo. Por isso, garantir o acesso à água de qualidade para toda a população brasileira é um dos principais desafios do poder público, visto que esse bem natural é um dos que mais dá sinais de que não subsistirá às mudanças climáticas e às intervenções humanas no meio ambiente.

Essa semana os jornais só falavam da conferência climática de Glascow na Escócia, onde até o chamado presidente do Brasil defendeu a luta em defesa ambiental, será que ele pensa assim mesmo?
O certo é que as consequências estão aí e a falta de água deixa o governo com a necessidade de acionar as termoelétricas. A hidroelétrica usa a força da queda d`água para acionar as turbinas e as termoelétricas a queima de combustível (maior poluição), e nesse caso as famosas bandeiras amarela e vermelha entram na nossa conta.
Bibliografia: professornettao@blogspot.com.br; globo.com; blog.brkambiental.com.br

(Antônio Moreira Neto – NETTÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.