WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: 7 FILMES PARA REFLETIR SOBRE A DATA

.

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro.
Essa data remete ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, um importante líder que simboliza a luta contra escravidão.
A representatividade da comunidade negra tem aumentado ao longo dos anos. Entretanto, o racismo ainda é uma problema presente na sociedade.
Por isso, esse dia é uma grande oportunidade para refletir sobre a história e a luta pela igualdade.
Confira uma lista com 7 filmes que relatam os conflitos causados pela questão racial e discriminação, importantes para entender a importância dessa data.
1. MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR (2016)
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos.

“Em certo momento você precisa decidir quem você quer ser! Você não pode deixar ninguém tomar essa decisão por você.” Essa é uma das marcantes frases do ganhador de três Óscares em 2017, Moonlight.
O drama estadunidense, lançado em 2016, apresenta a vida de Chiron, personagem principal, em suas 3 fases: infância, adolescência e juventude.
O filme narra a procura do jovem por respostas para seus questionamentos mais íntimos, na busca de entender quem ele é. Durante esse percurso, os fatos da vida de Chiron são apresentados.
O racismo e a homofobia são temas abordados nessa produção, em que um jovem tenta construir sua identidade numa sociedade que o oprime. A insensibilidade, a violência e como o homem negro é moldado em um mundo racista farão você refletir sobre os conflitos vividos por Chiron.
2. 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO (2013)
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.

“A escravidão é um mal que não devia acontecer a ninguém.” Essa fala resume o que o ganhador de três Óscares em 2014 quer que seu público interiorize após assisti-lo.
Solomon Northup, personagem principal, e todos os negros no período de escravidão, têm as injustiças sofridas durante esse período, apresentadas nessa produção.
A vida tranquila de Solomon, homem negro nascido livre, ao lado da esposa e filhos, é transformada quando ele é sequestrado e vendido como escravo. A partir de então, 12 anos são marcados por humilhações, violência e exploração.
A luta por sobrevivência e estabilidade emocional ao ser vítima da maldade existente no coração do homem te levarão a pensar como a cor pode separar as pessoas, e não te deixarão indiferente ao sofrimento causado pela escravidão.
3. DUELO DE TITÃS (2000)
Classificação indicativa: livre para todos os públicos.

“Eu não serei intimidado. É assim que as coisas são.” A frase dita pelo treinador Boone, no filme Duelo de titãs, demonstra a sua perseverança contra o racismo que divide o time de futebol americano Titãs.
O drama biográfico, baseado em uma história real, foi lançado em 2000 e relata as tensões raciais em um time universitário durante o campeonato no auge da segregação racial.
A liderança eficaz exercida pelo técnico transformou a relação entre negros e brancos, pois o respeito mútuo e a luta pela igualdade ressaltaram a habilidade e competência da equipe. Como resultado, venceram os desafios que se colocavam entre eles e se tornaram vitoriosos.
4. ESTRELAS ALÉM DO TEMPO (2016)
Classificação indicativa: livre para todos os públicos.

“Toda vez que temos a chance de avançar, eles mudam a chegada.” Essa frase, dita em Estrelas além do tempo, diz o que três mulheres negras enfrentaram ao lutar contra o machismo e o racismo para trabalhar na NASA.
O drama biográfico estadunidense, lançado em 2016, relata os acontecimentos durante a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética. As protagonistas do longa-metragem são mulheres negras que se destacaram pela decisiva atuação nesse período, embora permanecessem no anonimato.
O preconceito arraigado tentou impedir três cientistas negras de ascender na hierarquia da NASA, mas hoje elas são reconhecidas pelos seus feitos. Filmes como esse dão voz à luta das mulheres em uma sociedade que tem a segregação institucionalizada.
5. A ÚLTIMA ABOLIÇÃO (2018)
Classificação indicativa: livre para todos os públicos.

“Tudo o que a gente tem é resultado de muita conquista, resultado de luta, por isso não é possível parar de lutar.” Essa é uma das frases que leva o espectador a refletir em A última abolição.
Documentário produzido por Alice Gomes e lançado em 2018, a produção reflete sobre o Brasil como “último país ocidental a abolir a escravidão”.
Para entender o período de escravidão no Brasil, os fatos que culminaram na assinatura da Lei Áurea e a luta do povo negro pela sua libertação, assista a essa retrospectiva detalhada.
Nessa produção você vai entender que a abolição da escravidão foi o primeiro passo para a emancipação. Entretanto, não apagou o seu legado. A opressão vivida por tanto tempo exigiu do povo negro força e coragem para mudar o seu destino.
6. PANTERA NEGRA (2018)
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.

“Em tempos de crise, os sábios constroem pontes, enquanto os tolos constroem muros.” Esta frase de T’Challa, personagem principal de Pantera negra, ressalta a importância das ações humanitárias nas questões políticas e ideológicas.
O primeiro filme solo do super-herói Pantera Negra, da Marvel Comics, apresentou no cinema uma mistura de ficção e realidade, trazendo protagonismo à população negra africana, exaltando sua cultura e enaltecendo suas origens.
Embora a subjugação dos africanos por outras nações e a escravidão sejam citadas na trama, o longa-metragem traz uma nova abordagem sobre ricas histórias e reinados no continente.
Prestes a assumir o trono deixado por seu pai, T’Challa tem sua história narrada durante o recebimento dos poderes passados entre as gerações da sua família. É interessante notar que a figura feminina é valorizada na trama como fundamental na resolução de problemas e o elenco é quase todo composto por atores negros.
Esse sucesso de bilheteria é importante para reflexão sobre o processo de colonização do continente e suas consequências. É também um convite ao conhecimento, instigando o interesse pela história da África.
7. RAÇA (2016)
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos.

“Desejo, determinação, disciplina e sacrifício separam o primeiro do segundo lugar.” A frase dita por James Cleveland Owens, conhecido como Jesse Owens, resume o que o filme Raça apresenta sobre a história desse atleta norte-americano.
Esporte, Olimpíadas, racismo e nazismo estão juntos nessa produção dirigida por Stephen Hopkins. Não bastasse a segregação racial vivida nos Estados Unidos na década de 30, o jovem afro-americano passa por outro desafio, que é entrar em um estádio olímpico lotado de alemãs no período em que Hitler estava no poder.
Durante as Olimpíadas de Berlim em 1936, esse homem provou que a teoria da supremacia racial, ideologia nazista, estava errada ao quebrar vários recordes e se tornar mundialmente conhecido por ganhar 4 medalhas de ouro nos 100 e 200 metros rasos, salto em distância e no revezamento 4x100m.
Assista a essa produção e acompanhe Jesse Owens desenvolver suas habilidades, treinar e vencer enquanto os alemãs cantavam “Deutschland, Deutschland über Alles” (“Alemanha acima de todos“, em português). (Fonte: www.calendarr.com)

.

Comentários estão fechados.