WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

.

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, ou Dia de Zumbi, é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade.
Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares, morrendo assassinado em 20 de novembro de 1695. Assim, Zumbi representa a luta dos negros e a consciência negra.
O QUE É CONSCIÊNCIA NEGRA?

Consciência negra é o sentimento que os negros apresentam relativamente a sua história e a sua herança cultura, o que encoraja a luta negra contra a discriminação.
Por esse motivo, o objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que os negros tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, o que podemos constatar na música, na política, na religião, na gastronomia e entre várias outras áreas profundamente influenciadas pela cultura negra.
HISTÓRIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os africanos. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
O Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, liderado por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava. Ali os negros escravizados recuperavam sua liberdade, preservavam a cultura africana na colônia e viviam do plantio e do comércio realizado com cidades próximas.
O assassinato de Zumbi o transformou num mito entre os africanos escravizados e sua história foi passando de geração em geração.
Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só terminaria em 13 de maio de 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.
Já o Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.
No entanto, atualmente, o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA é considerado feriado em mais de mil municípios.

FRASES INSPIRADORAS DE PERSONALIDADES SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA

“COMO NEGRA, NÃO QUERO MAIS SER OBJETO DE ESTUDO, E SIM O SUJEITO DA PESQUISA.” – Djamila Ribeiro
“NÃO LUTAMOS POR INTEGRAÇÃO OU POR SEPARAÇÃO. LUTAMOS PARA SERMOS RECONHECIDOS COMO SERES HUMANOS.” – Malcom X
“A CONSCIÊNCIA NEGRA É, EM ESSÊNCIA, A PERCEPÇÃO PELO NEGRO DA NECESSIDADE DE REUNIR-SE COM SEUS IRMÃOS EM TORNO DA CAUSA DE SUA OPRESSÃO.” – Steve Biko
“EU NÃO ESTOU ACEITANDO AS COISAS QUE EU NÃO POSSO MUDAR, ESTOU MUDANDO AS COISAS QUE EU NÃO POSSO ACEITAR.” – Angela Davis
“NÃO SOU DESCENDENTE DE ESCRAVOS. SOU DESCENDENTE DE PESSOAS QUE FORMA ESCRAVIZADAS.” – Makota Valdinha

OPINIÃO DO BLOGDOZEBRAO

Os três estados brasileiros com maiores proporções de NEGROS são: BAHIA, AMAZONAS E PARÁ, próximas a 80%.
Não entendemos, como o nosso estado, com o maior ou estar entre os estados brasileiros com maior número de NEGROS, não seja feriado estadual.
Conforme demonstrativo abaixo, os estados brasileiros onde o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, dia 20 de novembro, é FERIADO ESTADUAL são: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e por mais absurdo que seja, também é feriado no estado do Rio Grande do Sul, onde a sua população 85% é BRANCA…
A Bahia é praticamente o contrário, 80% é negra, e não é feriado estadual.
Na nossa opinião é um verdadeiro absurdo. Apenas queremos deixar registrado o nosso protesto e uma curiosidade para conhecimento dos nossos leitores.

FERIADO DO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO BRASIL

Confira os estados e cidades que consideram o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado:
Alagoas – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 5.724/95
Amazonas – Todos os municípios, Lei nº 84/2010
Amapá – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 1169/2007
Bahia – 3 municípios
Espírito Santo – 2 municípios
Goiás – 4 municípios
Maranhão – 1 município (Pedreiras)
Minas Gerais – 11 municípios
Mato Grosso do Sul – 1 município (Corumbá)
Mato Grosso – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 7879/2002
Paraná – 3 municípios
Rio de Janeiro – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 4007/2002
Rio Grande do Sul – Todos os municípios – facultativo, Lei Estadual nº 8.352
São Paulo – 102 municípios
Tocantins – 1 município (Porto Nacional).
(Fonte: www.calendarr.com)

.

Comentários estão fechados.