WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

O QUE FAZER EM ILHÉUS – BAHIA – Parte II – Amanhã tem mais…

.

CABARÉ BATACLAN, DA NOVELA “GABRIELA”, DE JORGE AMADO

Quarto e pertences de “Maria Machadão”, Cabaré Bataclan, Ilhéus – Bahia.

Para aqueles que visitam Ilhéus e querem conhecer de perto a história do ciclo do cacau, recomenda-se uma visita ao icônico Cabaré Bataclan, fundado em 1923.

O local serviu de inspiração e cenário para o Romance “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor Jorge Amado. Hoje faz parte do patrimônio cultural da cidade.

O espaço funciona como restaurante, choperia, salões para exposições, saraus, apresentações teatrais e shows.

Pra além disso, apresenta uma réplica interessante do Quarto de “Maria Machadão”. Simplesmente imperdível numa visita a Ilhéus!

Endereço: Praça José Marcelino, 77 – Ilhéus – Bahia, Brasil.

Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 10h às 17h Visita ao Museu.

CASA DE JORGE AMADO

Museu Casa de Jorge Amado

Jorge Amado foi um dos mais influentes escritores mundiais. Os seus primeiros romances foram: “O País do Carnaval” (1931), “Cacau” (1933) e “Suor” (1934).

Filho de fazendeiros do cacau, Amado, viveu sua infância em Ilhéus, um dos principais destinos turísticos do Estado da Bahia.

Um quarteirão do Centro Histórico da cidade homenageia o escritor – como forma de agradecimento – Ilhéus transformou sua antiga residência na Casa de Cultura Jorge Amado. Hoje uma das mais importantes atrações históricas e culturais de Ilhéus.

O palacete de estilo neoclássico foi inaugurado em 1988, e ocupa uma área de 600 metros quadrados. Acolhe em seus grandes salões a Fundação Cultural, a Academia de Letras e o Instituto Histórico de Ilhéus.

No antigo quarto do escritor, estão expostas fotografias, capas de edições da sua obra e alguns objetos pessoais.

O Museu Casa de Jorge Amado é um dos passeios culturais a não perder quando visitar Ilhéus. O edifício está localizado na Rua Jorge Amado 21, a pouco mais de 50 metros a pé da Catedral de São Sebastião e do Bar Vesúvio.

PASSEIO ÀS FAZENDAS DE CACAU DE ILHÉUS

Cacau in natura – Fazenda Yrerê

Se gosta de turismo rural, vale a pena incluir no guia de viagem um passeio às Fazendas de Cacau mais famosas de Ilhéus. Faça uma visita guiada à Fazenda Yrerê (ligue para marcar) e conheça todo processo da produção do cacau.

Na Fazenda Primavera, cenário da novela da Globo “Renascer”, além de conhecer o ciclo do fruto, é possível realizar trilhas e caminhadas ecológicas com guias locais credenciados.

Quem não tem tempo de visitar as fazendas, mas quer degustar os melhores chocolates da região, a dica é fazer uma visita à Loja do Chocolate Caseiro Ilhéus, situada na entrada da cidade. O Google Maps ensina o caminho para lá chegar.

Fazenda Yrerê – Rod. Jorge Amado – Vila Cachoeira, Ilhéus – Bahia (73 3656-5054)

Fazenda Primavera – Rodovia Ilheus Itabuna, Km 20, Ilhéus – Bahia (73 8818 3207)

(Fonte: partiupelomundo.com)
.

Comentários estão fechados.