WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

CERVEJA FAZ BEM PARA A SAÚDE? A VERDADE, SOB O PONTO DE VISTA DA CIÊNCIA E 10 BENEFÍCIOS DA CERVEJA PARA A SAÚDE COMPROVADOS PELA CIÊNCIA

.

Sabia que a cerveja pode fazer bem para a saúde? Embora muitos estudos apontem os malefícios da bebida, a ciência também reconhece pontos positivos que resguardam os ingredientes (água, grãos, lúpulo e fermento, basicamente). Mesmo antes de saber esses possíveis benefícios, é válido entender que eles só são desencadeados por hábitos moderados, ou seja: sem exageros.
Segundo um estudo publicado na revista The American Journal of the Medical Sciences, a cerveja contribui para a ingestão diária de nutrientes, uma vez que possui vitaminas do complexo B, fósforo, folato e niacina, além de proteínas significativas e fibras. Isso faz, ainda, com que a bebida seja uma fonte alimentar significativas de silício, um mineral que pode ajudar a prevenir a osteoporose.
A própria Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (European Association for the Study of Diabetes) reconhece que as pessoas que bebem cerveja de três a quatro vezes por semana têm menos probabilidade de desenvolver diabetes do que aquelas que nunca bebem. A afirmação vem de um estudo de comparação, mas futuros estudos ainda devem esclarecer mais sobre isso.

Cerveja pode fazer bem para a saúde (Imagem: oizostudios/envato)

Já um estudo da American Heart Association Scientific Sessions acompanhou 80 mil participantes ao longo de seis anos e descobriu que as pessoas que bebem cerveja moderadamente apresentaram um menor risco de doenças cardiovasculares. A pesquisa também mostra que os homens com esses hábitos moderados de beber cerveja são 42% menos propensos a morrer de doença cardíaca.
A cerveja ainda conta com potenciais anti-inflamatórios, de acordo com um estudo publicado na Molecular Nutrition & Food Research. Esses efeitos vêm do lúpulo, cujo consumo interfere nos compostos causadores de inflamação, conforme afirmam os cientistas.
Os componentes da cerveja parecem ajudar até mesmo a prolongar a vida. Acontece que um estudo da University of Texas (EUA) chegou a apontar que as pessoas que bebem cerveja vivem mais do que aquelas que não bebem, embora o consumo excessivo de álcool possa afetar negativamente a saúde. Desde que ingerida com moderação, a cerveja possui uma soma dos benefícios anteriormente citados: um impacto positivo nos níveis de colesterol, diminuição do risco de diabetes e fortalecimento do coração.

10 BENEFÍCIOS DA CERVEJA PARA A SAÚDE COMPROVADOS PELA CIÊNCIA

A cerveja está presente em toda a parte, seja no almoço de domingo, no futebol com os amigos ou no happy hour da empresa.
O que muitos ainda podem não saber, porém, é que a bebida – consumida com moderação – traz diversos benefícios para a saúde.
CONFIRA ABAIXO 10 BENEFÍCIOS DA CERVEJA CIENTIFICAMENTE COMPROVADOS:
1. FORTALECE OS OSSOS

Um estudo americano publicado na revista Journal of the Science of Food and Agriculture comprovou que o silício presente na cerveja, quando consumida moderadamente, auxilia na melhora da densidade óssea, fortalecendo a estrutura corporal.
2. MANTÉM OS RINS SAUDÁVEIS
Isso mesmo! De acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, a cerveja (consumida moderadamente) pode reduzir em até 40% as chances de desenvolver pedras nos rins.

3. PROTEGE O CÉREBRO
A cerveja tem propriedades antioxidantes que, aliadas aos compostos polifenóis em sua composição e a uma dieta saudável, diminuem as chances de desenvolver o Mal de Alzheimer ou de sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC). É o que concluiu o artigo divulgado no Jornal of Agricultural and Food Chemistry.
4. REDUZ OS RISCOS DE DESENVOLVER CÂNCER
O consumo moderado de cerveja tem se mostrado um aliado na prevenção de alguns tipos de câncer, devido ao xanthohumol, composto químico presente no lúpulo (insumo básico para a produção da bebida), como aponta estudo realizado no Centro Germânico de Prevenção ao Câncer e divulgado pelo Centro de Oncologia e Hematologia Multihemo.

5. REDUZ AS CHANCES DE TER DIABETES
Um estudo espanhol realizado na Universidade de Barcelona, em parceria com o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto Carlos III de Madri, concluiu que o consumo moderado de cerveja (1 caneca por dia) pode auxiliar na diminuição dos níveis glicêmicos e aumentar a sensibilidade à insulina.
6. COMBATE AO ESTRESSE
Um estudo chileno divulgado pelo Portal G1 comprovou que a cerveja especial consumida com moderação, ajuda na redução do estresse oxidativo, devido ao seu potencial antioxidante.

7. COMBATE RESFRIADOS
Um estudo realizado no Japão comprovou que a cerveja pode ajudar a combater gripes e resfriados. Isso graças a um componente do lúpulo chamado humulone, que age contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais causadores de infecções respiratórias.
8. AUMENTA A IMUNIDADE
O levedo presente na cerveja após o processo de fermentação da bebida é capaz de ativar um grupo de células de defesa do organismo (macrófagos), segundo estudo publicado na revista científica Annals of Nutrition and Metabolism.

9. AJUDA A COMBATER A INSÔNIA
Estudo realizado na Universidade de Extremadura, na Espanha, revelou que o lúpulo, um dos principais ingredientes da cerveja, colabora para a ação de um neurotransmissor que promove o efeito sedativo e diminui a atividade do sistema nervoso.
10. AUMENTA A FERTILIDADE DOS HOMENS
Uma pesquisa divulgada pelo Portal Dailymail verificou que o consumo moderado de cerveja pode elevar a fertilidade masculina. A explicação mais aceita para este fato é a redução do estresse entre os pesquisados (homens que estavam se tratando para ter filhos) ao incluir o consumo da bebida na rotina. Fato é que os participantes da pesquisa que consumiram cerveja elevaram em aproximadamente 50% seu potencial de fertilidade.
Lembrando que todos esses benefícios da cerveja para a saúde só existem quando a bebida é consumida moderadamente. (Fonte: https://opabier.com.br)

.

Comentários estão fechados.