WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PREFEITURA DE ILHÉUS NOTIFICA EMPRESAS DE ÔNIBUS E EXIGE RETORNO DE 100% DA FROTA

.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Gestão, notificou as viações São Miguel e Viametro em virtude do descumprimento contratual e da deficiência na prestação do serviço de transporte coletivo na cidade. O processo foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (29).
De acordo com a administração municipal, várias notificações foram enviadas às empresas requerendo providências para atendimento da demanda de passageiros que utilizam o sistema de transporte público, conforme as cláusulas contidas no contrato.
Todavia, segundo informa o documento, mesmo diante das diversas tratativas as concessionárias insistem em não realizar a prestação de serviço de forma eficaz nem sequer disponibilizar o retorno de 100% da frota de ônibus no município.
A Prefeitura destaca que os episódios posteriores ao descumprimento do contrato por parte das empresas, incluindo denúncias de usuários em relação à aglomeração e falta de veículos em diversas localidades, principalmente na zona rural, contribuíram para uma atitude mais enérgica.
O relatório elaborado pela Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) apresenta os problemas descritos, bem como aponta soluções para regularização do serviço, com retorno de linhas e fixação de horários.
“Atualmente o Município de Ilhéus está com a prestação do serviço de transporte público de forma precária, com falta de ônibus para atendimento à população nos horários noturnos e escolares, e ainda, falta de diversas linhas de ônibus para a zona rural, o que tem gerado total descontentamento da população, inclusive diversos protestos e interdições reivindicando melhorias”, explica a nota.
A Prefeitura estabeleceu o prazo de cinco dias úteis para as empresas prestarem os devidos esclarecimentos e regularizarem a frota. Caso não cumpram os termos da notificação, será aberta instauração de processo administrativo para deliberar a respeito das sanções cabíveis, respeitando o devido processo legal e o contraditório, na forma da lei.
O Município esclarece que vem buscando alternativas para a manutenção do serviço, ademais continua atento à situação, visando apresentar soluções para oferecer à população um transporte público seguro e de qualidade. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

PREFEITURA DE ILHÉUS DÁ CONTINUIDADE À ENTREGA DA MERENDA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

Secretaria de Educação (Seduc) informa que todas as escolas da rede municipal de Ilhéus estão abastecidas com os gêneros alimentícios para produção da merenda escolar. Algumas unidades da zona rural receberão o restante dos itens de hortifruti a partir da próxima segunda-feira (2), porém isso não inviabiliza o cumprimento do cardápio formulado pelo setor Técnico de Alimentação Escolar.
Celebrado na última quinta-feira (28), o Dia da Educação foi lembrado pelo prefeito Mário Alexandre com destaque para avanços na área, que vão desde a reforma e manutenção das escolas até valorização dos profissionais, incluindo reajuste salarial anual da categoria.
“As melhorias que conseguimos na Educação durante esses quase seis anos à frente da gestão municipal refletem o compromisso firmado com o servidor público. São muitas vitórias, com reforma de escolas e merenda em todas as unidades da nossa rede. Desde que assumimos o governo ilheense iniciamos uma transformação em áreas consideradas prioritárias na cidade e a Educação faz parte disso. Vamos continuar trabalhando para garantir que os nossos alunos tenham alimentação de qualidade”.
A merenda contempla 130 escolas e beneficia cerca de 21 mil estudantes das zonas urbana e rural. A equipe técnica do Setor de Alimentação Escolar explica que o cardápio servido diariamente às crianças consta no rol de alimentos básicos, sempre respeitando os aspectos nutricionais, culturais e a tradição local.
O cardápio tem como padrão lanches, às segundas e sextas-feiras, e nos demais dias da semana alimentação que atende às recomendações do governo federal, levando em consideração o teor de calorias e o percentual médio de nutrientes. O cardápio foi elaborado para que os alunos tenham no seu dia a dia uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada. (Fonte: por Ascom Seduc/Prefeitura de Ilhéus)

.

ILHÉUS: REUNIÃO DEFINE NORMAS PARA DESCARTE DE RESÍDUOS NA AVENIDA SOARES LOPES

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais, realizou na manhã desta sexta-feira (29) reunião com comerciantes da área gastronômica da Avenida Soares Lopes, trecho compreendido entre a Praça Castro Alves e a Catedral de São Sebastião. Em pauta, o descarte correto do lixo produzido pelos estabelecimentos de alimentação, bem como cumprimento do horário estabelecido pela Secsurb para coleta nos respectivos locais.
Com a proposta de uma cidade mais limpa e ordenada, o encontro discutiu ações que visam proporcionar qualidade de vida à população e aos turistas. Foram apresentadas medidas de médio e curto prazo, destacando a complexidade do assunto e a necessidade de serem colocadas imediatamente em prática.
Para João Aquino, titular da Secsurb, é necessária a colaboração de todos no processo de regularização. “Preocupado com os resíduos sólidos descartados todas as noites naquela localidade, o Município vai disponibilizar caixas coletoras com tampa e cadeados próximo à praça de alimentação”, explicou. No entanto, ainda segundo o secretário, ficou acordado com a categoria que todo o lixo produzido deverá ser depositado até às 23 horas. Excedido o tempo, os comerciantes farão o descarte em uma caixa coletora próximo ao antigo Supermercado Cesta do Povo, no Terminal Urbano.
Comerciante da Praça Castro Alves há mais de 30 anos, Ivan Santos Silva, mais conhecido como “Caxeiro”, avaliou a reunião de forma positiva. “Agora, cabe a todos nós termos consciência e mostrarmos que queremos uma Ilhéus melhor, para quem chegar de fora falar bem da nossa cidade. Quem não entrar no eixo, que seja multado para poder mudar”.
Também participaram da reunião o secretário Marcelo Barreto (Ordem Pública); o assessor técnico especial, Vinícius Briglia; e o superintendente Maurício Galvão, ambos representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE). (Fonte: por Odara Ramos, Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

Comentários estão fechados.