WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OPINIÃO DE ZEBRÃO: JERÔNIMO, JOÃO LEÃO, NETO CARLETTO, NILTNHO… É O QUARTETO JÁ DECIDIDO PELOS GRUPOS DO PREFEITO DR. LEONARDO E EX-PREFEITO NECO

.

Sabiamos que o “parto” seria difícil. As decisões do prefeito Dr. Leonardo e do ex-Neco Kanguçu, com relação aos seus candidatos principalmente a federal e estadual. Para governador nunca existiram dúvidas. O candidato do governador, seria o candidato dos grupos.
Com o “racha” provocado pelo partido Progressistas-PP, na base do governador, indo apoiar o seu principal adversário, ficou uma dúvida atroz. Chegamos a comentar nesse mesmo espaço, que não gostaríamos de estar na pele do prefeito.
A decisão não foi prolongada, graças ao espírito público do governador Rui Costa, que é um democrata nato.
Desde o início do primeiro governo, que o nosso blog tomou a posição, incentivou, para que o prefeito Dr. Leonardo, deixasse para trás as amizades políticas antigas e que pensasse em Gandu. Publicamente tomamos a posição de que o prefeito e o ex-prefeito, enfim todos nós, fôssemos de armas e bagagens apoiar o governador, pois quem vive de passado é museu.
Somos adeptos do “REI MORTO, REI POSTO…” na política. O primeiro fato importante seria liquidar a fraca oposição de Gandu, com a aproximação do prefeito eleito ao governador. A não ser se ele não quisesse. Pois o governador havia demonstrado durante a campanha do PP x PT para a prefeitura, sua neutralidade.
Se ele tivesse vindo à Gandu naquele sábado, esticando a sua viagem de Algodão até nossa cidade, por coincidência dia do comício do candidato do PT Djalma Galvão, subisse em uma caminhonete na Avenida e chegasse na cidade ao lado do prefeito e candidato à reeleição, desse uma volta pelas ruas e depois assinasse o asfaltamento das ruas, a eleição estaria liquidada a favor do PT, afinal a eleição foi decidida mesmo sem o candidato receber o reforço esperado, por 8.147 votos do candidato da oposição, contra 7.899 votos contra o prefeito à época.
Diferença de apenas 248 votos, ou seja, nós fazemos outro tipo de estudo. A diferença na verdade foi 124 votos, bastando apenas que 124 eleitores não votassem em Léo, seria um empate e por Djalma ser mais idoso, seria o vitorioso. Se, se, a oposição à época, tivesse deputados DEPUTADOS, trariam o governador à Gandu, a vitória estaria assegurada.
Mas esperar o que de Alice Portugal, do próprio Rosemberg, que são íntimos do governador, mas não decidem nada. O deputado Carletto, sabendo que o seu protegido perderia a eleição caso acontecesse, CONVENCEU o governador para não vir à Gandu. Mostrou força… enquanto os outros mostraram que são simples capachos do governador.

O pior é que a oposição derrotada, dois anos após, os seus líderes continuaram votando e ainda votam até hoje, em figuras insignificantes como os dois deputados acima.
Citamos o fato acima, para mostrar o porque da fidelidade do prefeito e do ex-prefeito Léo e Neco. Após a sua vitória apertada para a prefeitura, o governador Rui Costa passou a prestigiar Gandu como NUNCA aconteceu anteriormente desde que Gandu é Gandu. Neco foi prefeito 8 anos, fiel a ACM, não recebeu um centésimo de obras que o prefeito Leonardo recebeu e está recebendo. E vai receber mais ainda.
Então nada como a gratidão. O candidato à governador do prefeito e de todos aqueles que orbitam ao seu redor, e como não poderia deixar de ser o candidato a governador: Jerônimo. É o cargo que mais interessa ao governador, é fazer o seu sucessor. Deputado estadual, deputado federal, eles apenas estarão retornando ao ninho, caso Jerônimo seja eleito. Os deputados precisam do governador, tanto quanto o governador que for eleito precisa dos deputados.
Por isso o governador não tesou, não criou problemas para o prefeito que hoje tem tanta fidelidade. Abriu mão dos deputados, pois o prefeito, tem também gratidão ao deputado federal Ronaldo Carletto, pelas emendas destinadas ao nosso município. Mais outra gratidão do prefeito. Ficou em situação difícil, não muito, pois soubemos posteriormente, que Rui Costa também tem muita gratidão ao deputado Carletto e ao seu grupo político, inclusive vários deputados que seguem a sua liderança.
Como diz o papa dos advogados de Gandu e do baixo Sul Dr. Humberto Brito Almeida, “QUEM NÃO TEM GRATIDÃO, NÃO TEM CARÁTER…” e o prefeito pelo menos nestes dois casos acima, provou que tem caráter.
O prefeito deve, deve ter dito ao governador: “VOU ACOMPANHAR OS CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL INDICADOS PELO SEU, PELO NOSSO AMIGO CARLETTO”, vou também votar em senador com João Leão, pois o seu suplente é Carletto. Não vou votar em Leão e sim em Carletto… boa desculpa…
Ainda bem que o parto nem precisou de Cesárea. Quando democratas sentam para resolver os problemas, eles são resolvidos sem faíscas.
Então a orientação para todos é: Jerônimo para governador, para federal Neto Carletto, para estadual Niltinho, para senador João Leão… para presidente certamente o prefeito deve liberar os seus liderados para que escolham o menos pior dos dois que irão decidir a eleição: Bolsonaro e Lula.
(ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice prefeito e ex-prefeito de Gandu)

.

Comentários estão fechados.