WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

(Itamari): NOSSA JUVENTUDE – Pelo Prof NELSON RIBEIRO

.

Com olhar voltado para o futuro mesmo em meio às incertezas, durante a juventude há um “mix de sensações”, que envolve: a relação com a família, aspectos sentimentais, trabalho e educação, além de outros. Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis. São práticos e vivem em busca de satisfazer sua necessidade financeira e enriquecimento pessoal, tanto no campo emocional quanto no sensorial. É a famosa “Geração Z”!
Mas, o que temos observado também, é que a juventude parece mesmo perdida, mas não mais nem menos perdida do que era quando éramos jovens. A única vantagem que temos, mais velhos, é que entendemos que celulares novos e tênis da moda não nos deixam mais felizes ou satisfeitos. De resto, continuamos tentando preencher, com a arte, os hobbies e os afetos, a insaciável fome que temos pelo novo.
Nossos jovens atuais parecem amar o luxo, na sua maioria, têm maus modos e desprezam a autoridade. São desrespeitosos com os adultos e passam o tempo vagando nas praças. São propensos a ofender seus pais, monopolizam a conversa quando estão em companhia de outras pessoas mais velhas; comem com voracidade e tiranizam seus pares.
Na atualidade, tudo gira em torno da potencialidade de riqueza proveniente das crianças e a adolescentes. A ideia célebre de que o futuro está nas mãos dos jovens é proveniente dessas novas concepções sociais.
As transformações tecnológicas também estão no centro das tendências da juventude, ou seja, eles estão diante da possibilidade de um futuro promissor, mas ainda encontram obstáculos.
A principal característica de ser adolescente na atualidade é desafiar a autoridade imposta, muitas vezes, pelos próprios pais. O adolescente vem a se rebelar com o intuito de viver novas experiências que não podiam experimentar enquanto estavam sob tutela da família. Eles buscam sentir um universo novo.

NELSON RIBEIRO FILHO – Formado em Magistério, Graduado em Ciências com Habilitação em Química. Especialista no Ensino de Química, de Ciências, em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior. Professor das Redes Estadual e Municipal de Ensino. Colunista do Blog Zebrão, Mestre em Educação (créditos).
.

Comentários estão fechados.