WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

*DE QUEM É A RESPONSABILIDADE – Pela Admª. TAIS GASPAR

.

DE QUEM É A CULPA DO QUE ACONTECE COM VOCÊ?
Ainda vejo muitas pessoas reclamando da vida, da sorte, do governo, da mulher, do marido, dos pais. Eu mesma, às vezes ainda me pego fazendo certos questionamentos e usando desculpas para tirar a responsabilidade das costas, mas logo volto a razão e assumo o meu papel, as minhas escolhas.
ACONTECE QUE O PROBLEMA NÃO É TÃO PEQUENO ASSIM….
72% dos brasileiros estão insatisfeitos com o seu trabalho. 60% dos brasileiros declararam que podem produzir mais, mas não produzem. 80% dos brasileiros possuem problemas nos relacionamentos. 77% dos brasileiros não se sentem realizados. 96% dos brasileiros não possuem metas e objetivos claros. 80% dos lares brasileiros possuem ao menos uma conta em atraso. 45% dos filhos não se sentem amados pelos pais e vice-versa.
DE QUEM É A CULPA POR ESTAS ESTATÍSTICAS?
a) Da Economia b) Da Crise c) Da situação precária da educação d) Das empresas que sempre exploram seus trabalhadores e) Do Governo
Se você concordou com pelo menos uma destas alternativas, é bem provável que você faça parte de alguma destas estatísticas.
Existe um conceito chamado autorresponsabilidade que aponta uma outra alternativa.
AUTORRESPONSABILIDADE, VOCÊ SABE O QUE É?
Autorresponsabilidade é a capacidade ou competência de assumir a responsabilidade por cada evento bom ou ruim que te acontece. Muitas vezes procuramos negar que determinado evento chegou a tal ponto por conta de nós mesmos.
A transferência de culpa é uma atitude muito comum, que muitas pessoas praticam sem sequer perceber. Tanto na vida pessoal quanto na rotina profissional, esquecemos que a condição em que nos encontramos hoje, nosso modo de viver, os frutos que temos colhido são consequências de nossas próprias atitudes e escolhas.
Essa afirmação assusta, no entanto, ela pode ser motivadora, onde podemos lidar melhor com as situações, reconhecendo que as mudanças de rumo necessárias para nos colocar no caminho está em nossas mãos, ou seja, em nossas atitudes.
E para apenas, Acredite: a autorresponsabilidade tem um impacto positivo de profunda relevância na sua rotina e pode até mesmo mudar o seu propósito de vida.
Ninguém pode e deve fazer isso por você. Mesmo que acredite que não, é possível aprender a ser autorresponsável e aplicar isso em sua vida. A autorresponsabilidade está associada à nossa capacidade de responsabilizarmos a nós mesmos por tudo aquilo que acontece em nossas vidas. Aquilo que é positivo ou negativo, e também o que nos influencia direta ou indiretamente. É a capacidade ou competência de assumir a responsabilidade por cada evento bom ou ruim que te acontece.
Da mesma maneira que aprendemos a transferir a culpa, em algumas situações, também podemos desenvolver a autorresponsabilidade. A diferença é a dedicação necessária para aperfeiçoá-la, enquanto culpar os outros é muito simples.
AS SEIS LEIS PARA A CONQUISTA DA AUTORRESPONSABILIDADE
Segundo Paulo Vieira, as regras citadas abaixo são fundamentais e ele explica com detalhes cada uma delas. É a parte que eu mais gostei, pois pude entender a complexidade das expressões que muitas vezes usamos no cotidiano.
1. Se é para criticar, cale-se
2. Se é para reclamar, dê sugestão
3. Se é para buscar culpados, busque solução
4. Se é para se fazer de vítima, faça se vendedor
5. Se é para justificar seus erros, aprenda com eles
6. Se é para julgar as pessoas, julgue apenas suas atitudes e comportamentos

Eu escrevi essas leis e colei no meu caderno que uso no trabalho. Leio sempre que preciso de um respiro de responsabilidade. Nem sempre nossas decisões são pautadas a partir dessas premissas, então, fazer o resgate constante dos valores que nos guiam, pode ajudar.
Considero os três últimos capítulos, um mix de tiro, porrada e bomba. A forma como o autor aborda três assuntos fundamentais, tenho vontade de imprimir e espalhar pelos postes das cidades.
Como qualquer mudança, nada irá acontecer da noite para o dia, mas iniciar uma jornada é um passo muito importante para fortalecer o objetivo, e já é um bom exercício para a busca da chamada autoresponsabilidade.
Desenvolver a autoresponsabilidade é ter a percepção de que, embora você não possa controlar as pessoas e as circunstâncias, você pode controlar as suas ações.
Para isto seguem algumas dicas pontuais para você praticar a autoresponsabilidade:
· Lembre-se de avaliar suas atitudes e comportamentos e identifique se em alguns destes você está culpando alguém ao invés de você mesmo;
· Crie sempre uma autoconsciência para assumir as suas responsabilidades;
· Reflita bem sobre o que vai fazer, controlando impulsos na hora de decidir;
· Tenha noção e visão sistêmica de seus hábitos para evitar deslizes e fortalecer sua disciplina;
· Foque nos resultados e aprenda com eles, tanto nas conquistas como nos fracassos;
· Lembre-se que só você é responsável por você;
Perceber que o controle de sua vida está nas suas mãos pode ser muito motivador, mas essa perspectiva pode ser também bastante assustadora.
Quando você adquire essa perspectiva precisará aprender como lidar com as consequências dos seus atos, com as falhas. e com seus fracassos.
E tudo isso sem perder a autoestima e a confiança em si.
Não é tarefa fácil, mas possível, por isso muitas vezes buscar ajuda profissional pode ser o caminho mais curto para conquistar esta ação que certamente irá mudar os rumos de sua vida pessoal e profissional.
Afinal, apenas você é que pode mudar a sua vida.
E aí? Pronta para inovar o seu negócio e CRESCER???
Gostou deste artigo? Curta, compartilha com os amigos!!! Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no WhatsApp!!!
O conhecimento que eu compartilho aqui moldou minha própria jornada para criar a vida que eu tenho hoje e como já impactei centenas de pessoas.
E poderia fazer o mesmo por você.
ADORARIA te entrevistar.
Estou desenvolvendo um novo projeto para Empresárias e Empreendedoras que desejam ser um empresário, empreendedor e líder de sucesso, construir uma empresa próspera, um negócio lucrativo e uma equipe produtiva sem sacrificar sua liberdade e ter mais tempo para cuidar da sua própria vida e família.
E gostaria de te fazer algumas perguntas, uma rápida entrevista de 5-10 min pelo WhatsApp, certo? Se você puder, diga “SIM” no link ou direto no meu WhatsApp: (73) 9962-2536 e combinamos o melhor horário, OK?!
Até mais!

TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO,
Mentora, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria.
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)

.

Comentários estão fechados.