WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OPINIÃO DE ZEBRÃO: JOVENS PODEM DECIDIR AS ELEIÇÕES DE 02 DE OUTUBRO / “NÃO TENHO A OBRIGAÇÃO” DE DAR PALANQUE A NINGUÉM, DIZ ACM NETO

.

Os jovens atenderam ao chamamento das Campanhas realizadas nas emissoras de TVs, ao apelo dos seus ídolos, dos seus líderes políticos e compareceram e tiraram pela primeira vez o título de eleitor.
A rede social dessa vez colaborou para o bem, convocando os jovens. Deixou de servir aos robôs bolsonaristas, apesar da campanha que fizeram contra, pois todos sabem, não é preciso fazer nenhuma pesquisa, o jovem em sua grande maioria vota na oposição para presidente.
Entre janeiro e março de 2022, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. A procura é a maior registrada quando comparada às últimas Eleições Gerais, de 2018 e 2014, quando foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente.

De acordo com o artigo 14, parágrafo 1º. da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os eleitores com idade acima de 18 anos e FACULTATIVO PARA OS ANALFABETOS, PARA OS ELEITORES MAIORES DE 16 E MENORES DE 18 ANOS, ASSIM COMO PARA OS MAIORES DE 70 ANOS.
Portanto dos 16 aos 18 anos, o VOTO é facultativo… fica a seu critério fazer o título ou não. É claro e evidente, que o governo Bolsonaro, torcia para que o jovem não tirasse o título, pois a tendência é votar contra.

Quando o Tribunal Superior Eleitoral-TSE, divulgou o número de mais de DOIS MILHÕES de eleitores de até 18 nos, foi uma surpresa total.
Um recorde. Contrariando aqueles que afirmavam que o jovem estava desencantado com a política, os jovens se mobilizaram na reta final e surpreenderam.
Para se ter uma idéia, o número de eleitores jovens, foi quase 50% maior que o de eleitores de 2018.

O que fez o eleitor jovem acordar e querer participar das eleições? Primeiro a campanha que já citamos acima, principalmente dos seus ídolos como Anitta, até o astro internacional Leonardo DiCaprio e outros atores de Hollywood, menos votados como Mark Hamill e Mark Ruffalo, apelaram para que o jovem brasileiro tirasse o seu título.
Segundo, despertou para os nossos problemas maiores que na sua visão e de quem não tem paixão, piorou e muito: educação, saúde, a preocupação com a alta de preços e a sensação de que o país está desgovernado.
É claro e evidente, que realmente existiu um retrocesso na educação. O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei que previa ajuda financeira de R$ 3,5 bilhões da União para estados, Distrito Federal e municípios garantirem acesso à internet para alunos e professores das redes públicas de ensino.
A seguir, o presidente pensando que está lidando com inocentes, VETOU DE ARAQUE, os quase CINCO BILHÕES DE REAIS destinados ao Fundo Eleitoral, que nestes casos (quando é vetado) volta ao Congresso para rejeitar ou não o veto do presidente.
Os inocentes eleitores (o gado) espalharam nas redes sociais: o presidente vetou, o Congresso não acatou… ou inocente… o seu partido o PL, votou INTEGRALMENTE contra o veto, inclusive os seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro, votaram CONTRA o veto do pai e presidente. Quem tem de ficar bem com o povo, é o pai…
Outro ponto abordado de maneira clara pela propaganda do TSE, foi a necessidade do FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA.
O jovem chegou à conclusão que com o seu voto, poderia mudar o cenário político que infelizmente estamos vivendo. É claro e evidente, que o país está derretendo, está se dissolvendo como sorvete fora do congelador.
Infelizmente ou felizmente, não iremos votar no primeiro turno em nenhum dos dois. Estamos namorando com a Simone Tebet. E admiramos o Ciro Gomes, mais de 20 anos na vida pública, prefeito, governador, deputado federal, ministro… e seu nome nunca foi envolvido em nenhum escândalo, sequer em delação. O seu defeito é ser machista, gosta de um goró, discute com quem o provoca… defeitos mínimos comparados aos de Lula e Bolsonaro.
Segundo turno vamos ficar em Ilhéus, na Tororomba, tomando uma geladas… e um banho frio.
Deputado já decidimos: seguimos a orientação política do ex-prefeito Neco Kanguçu. Vamos de Niltinho e Neto Carletto. Senador Otto Alencar, pelo menos conhecemos, sabe o nosso nome e nos identifica onde chegamos. Governador ainda é uma incógnita. Não pretendemos votar nem em Jerônimo e nem em ACM Neto.
(ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice prefeito e ex-prefeito de Gandu)

“NÃO TENHO A OBRIGAÇÃO” DE DAR PALANQUE A NINGUÉM, DIZ ACM NETO

O pré-candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) afirmou ontem, quarta-feira (25/5), que não está “nacionalizando” a disputa ao governo baiano e que “não tem a obrigação” de dar palanque a nenhum dos candidatos à Presidência da República.
O ex-prefeito de Salvador participou de uma sabatina organizada pelo portal UOL e pelo jornal Folha de S. Paulo.
“Tenho um arco de alianças com diversos partidos. Estarei preparado para governar a Bahia seja qual for o presidente. É o que tenho dito aos baianos”, disse ACM Neto. “Estamos com palanque aberto, não estou nacionalizando a campanha, não enxergo candidatos a presidente como meus adversários, tenho que debater a Bahia”, acrescentou.
O ex-prefeito alfinetou ainda seus principais adversários, Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PT), que colam suas imagens ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL), respectivamente. ACM sofre ataques dos dois lados: o PT o acusa de estar ligado a Bolsonaro, enquanto o PL afirma que o ex-prefeito se aproxima de Lula.
“Ambos estão errados, assumimos uma posição muito clara de focar no futuro da Bahia, é o que importa de fato aos baianos. Alguns pré-candidatos falam mais de seus padrinhos políticos do que de si próprio, meu padrinho é o povo da Bahia”, disse Neto.
CIRO DEVE SER OUVIDO PELA TERCEIRA VIA
O pré-candidato ao governo baiano avalia que a terceira via ainda não é competitiva, e defende que os partidos que buscam se opor aos líderes das pesquisas considerem Ciro Gomes (PDT) em suas conversas. Ciro, no momento, não tem dialogado com o MDB, PSDB e Cidadania, que aprovaram, nesta semana, o nome da senadora Simone Tebet (MDB) como cabeça da chapa única.
“Se uma terceira via no Brasil quer ser viável, quer ter chances, não pode deixar de considerar o peso político de Ciro e deixar de chamá-lo para dialogar”, afirmou Neto, que também acenou ao presidenciável. “Eu tenho uma relação histórica com ele, eu sempre disse da minha admiração e carinho. Ciro é uma pessoa que tem elevado o espírito público, já deu importantes contribuições ao país, ajuda no debate eleitoral, movimenta a cena política”. (Fonte: Correio Braziliense)


.

Comentários estão fechados.