WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OPINIÃO DE ZEBRÃO: FALTAM QUATRO MESES PARA AS ELEIÇÕES DE 02 DE OUTUBRO DE 2022. “O TEMPO PASSA… O TEMPO VOA…”

.

De hoje 02 de junho, a 02 de outubro de 2022, serão quatro meses, quando serão realizadas as eleições para presidente, senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores em todo país.

Algo inédito está acontecendo para a eleição de presidente. Pela primeira vez pós redemocratização, 36 anos, um ex-presidente, Luis Inácio Lula da Silva, estará enfrentando um presidente no poder, que é candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro.
Temos acompanhado com o maior carinho e isenção, pois não votaremos em nenhum dos dois, a situação política nacional.
Fica muito mais fácil, alguém chegar a alguma conclusão com isenção, não tendo simpatia por nenhum dos dois candidatos.
As pesquisas estão a espocar quase que diariamente. Só damos alguma credibilidade, conforme já é do conhecimento dos nossos leitores, as que são realizadas pessoalmente e registradas no Tribunal Superior Eleitoral-TSE.

Teve uma na semana passada, que até hoje, está a causar preocupação nas hostes bolsonaristas, a da Datafolha, indicando uma vantagem de 21 pontos percentuais do petista sobre Bolsonaro.
Foi um Deus nos acuda… outro instituto, o IPESPE, revela que o atual presidente Bolsonaro, como o MAIS rejeitado entre todos os pré-candidatos, 59% declararam não votar DE JEITO NENHUM nele. Enquanto o ex-presidente Lula sofre uma rejeição de 43%.
Consultamos dois dos mais experientes entendidos em pesquisas que conhecemos, nosso irmão Prof. Robson Lincoln e o nosso filho Dr. Conrado, que aprendeu com o tio, os meandros dos caminhos das pesquisas, principalmente agora que é sócio da LMS-Sondagens Eleitorais e eles nos confirmaram, candidato que tem uma rejeição superior a 50%, está morto eleitoralmente.
Nós como aprendiz de Cientista Político, e qualquer curioso pode vasculhar e encontrar, quando encerrou o seu mandato de presidente em 01 de janeiro de 2011, Lula carregava uma popularidade de 80%. Oito anos após, mesmo com os escândalos que pipocaram sobre o seu governo e o da sua sucessora, contava ainda com uma aprovação de 60%.

Foi preso, apresentou um candidato chamado poste, Fernando Hadad, que perdeu uma eleição, aliás a reeleição para prefeito para um neófito como João Doria. Pela circunstância daquele momento, o líder maior preso, sendo acusado de crimes e mais crimes financeiros contra o país, o seu candidato foi para o segundo turno.
Agora inocentado, não dos crimes que lhes foram atribuídos, mas no julgamento, sendo vítima de erro judiciário, após um ano, sete meses e cinco dias, ou sejam, 580 dias preso, ele candidato, o seu potencial eleitoral aumenta e muito, mas muito… pois ainda é lembrado, sua imagem está ligada a temas importantes para o eleitor, como consumo, mobilidade social, educação… enfim a vida do brasileiro melhorou.
A eleição de 2018, o brasileiro estava revoltado com os escândalos, foi o voto do protesto contra o PT, hoje não existe mais isso. O presidente tem assegurado os radicais da direita, de 25 a 30%. Mesmo sendo derrotado, segundo as previsões, o bolsonarismo não vai arrefecer, o gado vai manter-se unido, apontando os erros do novo presidente.

A verdade é que Jair Messias Bolsonaro foi um mau militar. Foi um péssimo deputado federal. E está sendo em arremedo de presidente, revelando-se ao que tudo indica, também um MAU perdedor.
Ele não fala sobre os problemas do Brasil. Para ele não existem. Para o gado também, a preocupação deles são urnas eletrônicas, voto auditável, Alexandre de Moraes, Fachin, Barroso… gasolina, custo de vida… não é com ele. Como não era com ele, a compra de vacinas. “Procure sua mãe…”, “Não sou coveiro…”.
Os deputados do Centrão, verdadeiras “putas”, inclusive era opinião do próprio presidente, quando ele sentou-se no colo de Ciro, Arthur Lira, Valdemar Costa Neto…, eles colocaram como condicionantes o apoio, a queda da inflação e do desemprego. O custo de vida está pela hora da morte, e existe aquela máxima de que a parte do corpo humano mais sensível, é o bolso.
Ele agora escolheu como vilão, a nossa querida Petrobrás. Culpa a empresa pelos aumentos dos preços dos combustíveis, tanto é que já exonerou TRÊS presidentes.

Mas os 25, 30% que é o seu eleitorado, uma grande parte verdadeiros apaixonados, só os apaixonados, doentes, os analfabetos por conveniência, claro que ainda sobrevivem pessoas esclarecidas, esses não estão incluídos, no que afirmou a ex-musa dos bolsonaristas que: “SE BOLSONARO MANDAR ELES COMER MERDA, ELES COMEM…”. Será que Sarinha está certa? Acreditamos que sim.
Que possamos chegar a 02 de outubro, usando as redes sociais para o bem. Vamos deixar a paixão de lado. Amor por político, o cidadão tem que ser bem descarado. Amor por homem? Antigamente era taxado por outro nome, hoje não pode, pois é processado.
Que os quatro meses voem… para que a paz, o respeito, a harmonia, voltem a imperar entre os amigos, vizinhos, colegas, casais, pais e filhos. Quem perder, não use como argumento que foram as urnas eletrônicas, afinal, o presidente e seus filhos, foram eleitos por elas, em salvo engano DEZESSETE oportunidades. Será que as urnas ficaram vulneráveis agora?
(ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice prefeito e ex-prefeito de Gandu)

.

Comentários estão fechados.