WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ITAMARI 60 ANOS | NOSSA GEOGRAFIA: PARTE I – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO

.

O município de Itamari pertence ao estado Bahia, ele fica localizado na latitude -13.7782 e longitude -39.683 com 308 metros de altitude. A sua área territorial é de 143,479 km². Possui uma população de aproximadamente 8.069 habitantes segundo dados do IBGE estimados para 2021. O município fica entre as cidades de Jequié (BR-116) e Gandu (BR-101), cortado pela rodovia BA-549.
Cravada entre montanhas, às margens do outrora rio Tabocas – assim chamado devido as variedades desta vegetação ali existente, inspirando João Freire de Carvalho a registrar as terras de sua posse, como Fazenda Tabocas.
Localizada ao norte da região sul da Bahia, o município pode ser acessado pela BA-549, que liga os municípios de Apuarema e Gandu. Fica a aproximadamente 110 km do Litoral e 320 km da capital do Estado. Seu clima é quente e úmido, com Precipitação pluviométrica que varia em torno de 1.200 mm anuais, e uma temperatura média oscilando em torno de 24º a 35 °C. A altitude da região é de aproximadamente 200 metros acima do nível do mar
O município se estende por 111,1 km². A densidade demográfica é de 72,3 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Apuarema, Gandu e Nova Ibiá, Itamari situa – se a 23 km a Sul-Oeste de Gandu a maior cidade nos arredores.
Quem nasce em Itamari é chamado carinhosamente de Itamariense. Atualmente a cidade é administrada pelo prefeito Everton Borges Vasconcelos do Partido Progressista 11.

Apesar da sua proximidade com o litoral e a existência de vestígios da Mata Atlântica, a sua bacia hidrográfica é limitada, em conseqüência dos desmatamentos principalmente nas nascentes, fato que causou o fim do principal rio que infelizmente tornou-se um pequeno riacho, antes perene, hoje temporário, com forte tendência a desaparecer – O Rio Tabocas
Parte das florestas tropicais mantém-se pela necessidade de sombreamento para a lavoura cacaueira, pelo sistema de “cacau cabruca”. O clima da região vem sofrendo variações provocados em decorrência de fenômeno naturais como El Niño, La Niña, e também, pelas inconsequentes devastações levadas pela extração descontrolada de recursos naturais, como a madeira, água e o solo, devido a ganância e o pouco conhecimento de muitos proprietários de terras locais.
Itamari Bahia foi elevada à categoria de município com a denominação de Itamari, pela Lei Estadual nº 1725, de 1807-1962, desmembrado de Gandu. Nosso povo chamado de Itamariense, no início era povoado subordinado ao município de Ituberá garantido pela lei Estadual n° 628 de 30 de dezembro de 1953. Já pela Lei Estadual nº 1008, de 28 de setembro de 1958 o Distrito de Itamari, foi transferido do Município de Ituberá para o novo Município de Gandu.
Em 1962 foi elevado à categoria de município com a denominação de Itamari, pela Lei Estadual nº 1725, de 18 de julho 1962, desmembrado de Gandu, sendo assim em divisão territorial datada de 31 de agosto de 1963, o município é constituído do distrito sede, permanecendo até o momento.

NELSON RIBEIRO FILHO,
Formado em Magistério, Graduado em Ciências com Habilitação em Química. Especialista no Ensino de Química, de Ciências, em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior. Professor das Redes Estadual e Municipal de Ensino. Colunista do Blog Zebrão, Mestre em Educação (créditos)

.

Comentários estão fechados.