WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

CERVEJAS DE FRUTAS DO RN SÃO PRODUZIDAS PELA AGRICULTURA FAMILIAR

.

Cervejas produzidas pela agricultura familiar do RN são feitas a partir de frutas nativas do Estado: Anacardia e Cajanas

A agricultura familiar do Rio Grande do Norte agora está produzindo cervejas artesanais. Frutas nativas do Estado dão origem a dois tipos de cervejas: Anacardia e Cajanas. O pré-lançamento dos produtos aconteceu na noite da última quarta-feira (1), na Cervejaria Bacorim, em Mossoró. Mas o lançamento oficial deve acontecer durante a I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes).
“Esta iniciativa hoje contribui não só para a divulgação do cultivo dessas frutas em nosso Estado, como para abrir novos mercados para os produtores familiares”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, que esteve presente no pré-lançamento.
Os nomes Anacardia (cerveja de caju, tipo Blond Ale) e Cajanas (cerveja de cajarana, tipo Lager), são associados aos nomes científicos das frutas adaptadas ao clima semiárido. As cervejas são produzidas pela Cervejaria Bacurim em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). Conta com insumos da agricultura familiar de cooperados ligados à Rede Xique-xique e à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-RN).
As cervejas possibilitam novas receitas para frutas tipicamente nordestinas, para além dos vários alimentos, doces, compotas e geleias.
Para o secretário estadual do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, as novas cervejas são a prova de que a agricultura familiar deve ser agregada ao dia a dia das pessoas. “Mais uma iniciativa importante, que demarca o avanço da agricultura familiar no contexto econômico do Rio Grande do Norte, e é mais um segmento, mais um nicho de mercado, que a agricultura familiar pode ocupar cada vez mais”, avaliou.
O lançamento oficial das cervejas acontece na I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que será realizada no período de 15 a 19 de junho de 2022, no Centro de Convenções de Natal.
SOBRE A PRODUÇÃO

A Cervejaria Bacurim está instalada em Mossoró, na região Oeste do RN. A produção começou em casa, no ano de 2014, e a partir de 2018 se profissionalizou. Hoje, o processo envolve de 5 a 6 pessoas diretamente.
Para as novas cervejas, serão utilizados a polpa de cajarana e o mel de caju para a produção das bebidas, servidas como chopp.
Segundo o proprietário da Bacurim, Gilberto Carvalho, trata-se de um projeto-piloto. “Inicialmente, para o lançamento, serão produzidos 500 litros, sendo 250 litros para cada sabor.” Para ele, “se cair no gosto do povo, é permanecer com essa produção e expandir”. (Fonte: http://www.tribunadonorte.com.br)

.

Comentários estão fechados.