WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

(ITAMARI): VIDAS E HISTÓRIAS NOS 60 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO

.

Nos últimos dias 16, 17 e 18 de julho, realizamos mais uma exposição: VIDA E HISTÓRIA NOS 60 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA em comemoração a mais um aniversário da nossa cidade. A realização da 2ª exposição, teve o apoio incondicional da Prefeitura Municipal de Itamari, Secretaria de Educação e distintas personalidades locais, que se colocaram a disposição para a concretização deste evento.

Dentre as inúmeras ações dentro da nossa programação, realizamos concursos de produção de vídeos, fotos antigas, produção de texto em prosa e verso nas redes sociais, entrevistas, momento cultural com música e declaração de cordel. Na oportunidade, os artistas da terra foram homenageados e se apresentaram na Praça João Freire de Carvalho. Tivemos a presença de todas às autoridades locais, moradores, estudantes e pessoas que visitavam nossa cidade.

Na fala do prefeito Dr. Everton Vasconcelos em nossa exposição, ele lembrou dos legados dos nossos antepassados, e destacou os 7 ( sete) presentes que estava entregando aos munícipes, dentre elas destacando a construção da Praça Pau Brasil, Praça de Capuchinho e o Multicentro de Saúde Zacarias Ribeiro.

Os 8 estandes (standes) em toldos de seis metros quadrados, foram ocupados por nossas treze escolas municipais com temáticas variadas. Contamos a história do Legislativo Municipal, das pessoas e autoridades que deram nomes as escolas municipais e das comunidades locais.

Lembramos dos 90 anos da 1ª Igreja Batista e das outras manifestações de fé em nossa cidade. Um estande muito interessante foi dos alunos da EJA Itamari, onde eles trabalharam com as comidas típicas locais, oferecendo caldo de aipim, isca de genipapo e doce de banana para os visitantes.

Tivemos também, a exposição de objetos antigos, com destaque nos objetos dos ex-prefeitos de Itamari. Os artistas da cidade foram lembrados, no estande que apresentou pinturas, artesanatos, crochê e biscuit. A segurança e justiça foram lembrada, expondo fotos e textos informativos sobre os primeiros delegados e militares que atuaram em nossa cidade.

Foram três dias de Exposição e de muito trabalho, mas no final saímos com o senso do dever cumprido. Foi lindo o envolvimento de todos os diretores, professores, estudantes e comunidade. Superamos o ano anterior, e no próximo, temos a certeza que iremos fazer ainda melhor.
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)

NELSON RIBEIRO FILHO,
Formado em Magistério, Graduado em Ciências com Habilitação em Química. Especialista no Ensino de Química, de Ciências, em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior. Professor das Redes Estadual e Municipal de Ensino. Colunista do Blog Zebrão, Mestre em Educação (créditos).

.

Comentários estão fechados.