WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

JORGE AMADO 110 ANOS: PREFEITURA DE ILHÉUS MONTA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DEDICADA AO ESCRITOR

.

No próximo dia 10 de agosto, o escritor Jorge Amado completaria 110 anos de idade. Para comemorar a data em grande estilo, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Especial de Cultura (Secult), homenageará um dos nomes mais importantes da cultura e literatura brasileira.
Neste ano, as comemorações de aniversário contarão com uma programação especial, que acontece dos dias 5 a 30 de agosto.
Confira a programação completa. Clique aqui.

Conforme a Secult, o objetivo é mostrar ao público a importância do escritor para a construção da cultura, história e acervo literário de Ilhéus. “Jorge não foi apenas um escritor, ele deu vida às ruas, praias, construções e aos personagens ilheenses, contribuindo para que a nossa cidade se tornasse conhecida não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.
Jorge Leal Amado de Faria nasceu em 1912, na cidade de Itabuna. Em janeiro de 1914 mudou-se com a família para Ilhéus. Aos 11 anos foi estudar em Salvador, onde aprendeu o gosto pela leitura com o padre Cabral. Aos 12 anos fugiu do internato e mudou-se para Sergipe, passando a morar com o seu avô. Contudo seu pai mandou buscá-lo e sem desejar voltar para a escola, Jorge foi plantar cacau.

Após seis meses tomou conhecimento da luta entre fazendeiros e exportadores de cacau, que iria marcar fortemente sua obra. Em Salvador, ingressou no Ginásio Ipiranga, onde fez o curso secundário. Ainda com 14 anos, Jorge estreava seus primeiros poemas na revista. Entre as suas principais obras, estão Capitães da Areia, Gabriela Cravo e Canela, Dona Flor e seus Dois Maridos e Tieta do Agreste. Além de escritor, Jorge foi deputado Federal e membro da Academia Brasileira de Letras.
No dia 27 de junho de 1997, a Câmara de Vereadores de Ilhéus lhe conferiu o título de cidadão. Para ele, Ilhéus era a terra da sua vida. “Poucas vezes me senti tão honrado em minha vida como me sinto agora. Aconteceram-me fatos diversos que levaram a mim e aos meus livros mundo afora. Eles significaram, antes de tudo, Ilhéus”, disse na ocasião.

Programação completa do aniversário de Jorge Amado.

(Fonte: por Jéssica Alves/Prefeitura de Ilhéus)

.

PREFEITURA DE ILHÉUS RECEBE MORADORES DA TAPERA PARA DISCUTIR DEMANDAS DO BAIRRO

Representantes da Prefeitura de Ilhéus e moradores da Tapera se reuniram na tarde da última quinta-feira (4), no Centro Administrativo da Conquista, para dialogar sobre os serviços em andamento no bairro. Na ocasião, os moradores parabenizaram o trabalho executado pela gestão municipal na Ladeira da Conceição, bem como pontuaram algumas dificuldades existentes na localidade.
Dentre os assuntos colocados em pauta estão o acesso do caminhão do lixo em alguns locais, retirada necessária de duas lixeiras viciadas, encosta da ladeira que está interditada e manutenção em postes da iluminação pública. O encontro foi mediado pelo secretário da Casa Civil, Mozart Aragão. Também estiveram presentes, o secretário de Infraestrutura, Átila Docio, e o diretor-geral da Sutram, Valci Serpa.
“Esse é o propósito do Prefeito Mário Alexandre. Ouvir os moradores para entender quais são as prioridades da comunidade. Algumas respostas já puderam ser dadas de imediato e, quanto às demais demandas, que iniciarão o processo de licitação, essas serão respondidas nas próximas semanas”, explicou Mozart Aragão.
De acordo com a administração municipal, a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos foi requisitada de imediato para substituição das lixeiras viciadas pela caixa coletora e apresentação de soluções para o acesso do caminhão aos locais informados pelos moradores.
Por meio de recursos próprios, o projeto da encosta da ladeira que dá acesso ao bairro está sendo finalizado. Em seguida, passará pelo processo de licitação para que seja dado início à obra. (Fonte: por Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

PREFEITURA DE ILHÉUS REALIZA PAVIMENTAÇÃO NA VILA FREITAS

Com a proposta de melhorar a qualidade de vida das famílias ilheenses, a Prefeitura dá continuidade à execução do pacote de obras em importantes localidades da cidade. Os moradores da Rua Ouro Verde, no Basílio, e da Vila Freitas, no bairro Esperança, estão sendo contemplados com serviços de pavimentação em paralelepípedo, que chegam para transformar uma realidade marcada pela lama e poeira.
“Um pedido antigo da população que mais uma vez conseguimos atender. Essas obras trazem grandes benefícios para as pessoas que mais precisam, melhorando a acessibilidade e promovendo bem-estar. Uma conquista importante para todos nós, fruto do trabalho e da luta de quem ama e cuida do povo”, frisou o prefeito Mário Alexandre.

Na Rua Ouro Verde também está sendo realizado assentamento de meio-fio. A obra já está 80,20% concluída. Para o vereador César Porto, os serviços representam a realização do sonho daquelas famílias e graças ao empenho e compromisso do prefeito estão sendo executados em diversos pontos do município.
Mesmo com a pandemia e redução da arrecadação tributária, a Prefeitura desenvolve um trabalho intenso para poder garantir o andamento de obras importantes e entregar ruas asfaltadas, quadras, praças e escadarias requalificadas, com foco no fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

(Fonte: por Secom/Prefeitura de Ilhéus)
.

“AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA ARTE” É TEMA DA NOVA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TALENTOS DE ILHÉUS

Com a proposta de integrar e sensibilizar a multiplicidade das linguagens artísticas, a Secretaria de Educação (Seduc) realiza mais uma edição do Festival de Talentos, no próximo dia 11 de agosto, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, das 14h às 21h30. Sob o tema “As múltiplas linguagens da arte: (Re)conexões, (Re)encontros e Inovações em Arte”, o evento reúne estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As inscrições são gratuitas e a participação é aberta apenas para alunos dos Anos finais – Fundamental II – e da EJA I e II, regularmente matriculados nas escolas da rede municipal de Ilhéus. Cada escola fará a sua etapa seletiva internamente e poderá inscrever no Festival todas as modalidades artísticas por etapa/modalidade de ensino.
O projeto visa incentivar a produção artística dos alunos no contexto dos reencontros presenciais, bem como viabilizar a socialização entre as famílias dos discentes; interagir com a juventude, por intermédio das linguagens artísticas; favorecer a elevação da autoestima do(a) estudante; explorar o potencial educativo; revelar novos talentos; dentre outros.

As apresentações artísticas podem ser individuais ou coletivas, compreendendo as seguintes modalidades: Dança, Música, Audiovisuais e Narrativas. Todos os participantes serão homenageados e receberão certificados de participação. Serão premiados os dois primeiros colocados de cada modalidade artística e etapa/modalidade de ensino.
O evento é organizado pela Seduc, sob a coordenação das professoras Eliete Ferreira de Freitas Sá e Joelma Alves dos Santos.
Programação

Festival de Talentos 2022
Data: 11 de agosto
Horário: das 14h às 21h30
Local: Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.
(Fonte: por Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

ILHÉUS RECEBE 1ª CONVENÇÃO REGIONAL ‘MAIS MULHERES NO PODER’; SAIBA COMO SE INSCREVER

A importância e necessidade da representatividade feminina em todos os espaços de tomada de decisão. Esse é um dos objetivos da 1ª Convenção Regional Mais Mulheres no Poder, que será realizada no próximo dia 11 de agosto, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), das 8h às 16h30.
O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do Sympla. Clique aqui.
A iniciativa é promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Políticas Públicas do Núcleo de Itabuna, e conta com apoio da Prefeitura de Ilhéus. A programação especial será divida em dois ciclos, com painéis e rodas de conversa.
O encontro terá a participação de grandes nomes, incluindo de Gabriela Prioli, advogada, professora, comentarista política e apresentadora na CNN Brasil. De acordo com Ludimila Vieira, líder do Comitê, o evento surgiu da necessidade de despertar nas mulheres a importância da participação feminina nos postos de liderança para a construção de um país melhor.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres representavam 52,2% da população brasileira em 2019. Nos últimos 15 anos, a participação feminina em cargos de alta gestão subiu somente 10 pontos. De 19% em 2004 para 29% em 2020, mantendo-se no mesmo patamar nos dois últimos anos.

Além disso, os números mostram que as mulheres ocupam 16% das cadeiras nas Câmaras de Vereadores, 15% das Assembleias Estaduais, 15% na Câmara, e 13% no Senado. No Poder Executivo, 12% são prefeitas, e 3,7% governadoras. Na disputa presidencial, há somente uma mulher entre os pré-candidatos.
Os percentuais são muito inferiores aos das principais nações sul americanas, bem como dos países desenvolvidos.
“Precisamos mobilizar as mulheres e os diversos coletivos da região para refletir e debater os desafios enfrentados, pensar soluções e chamar atenção de toda a comunidade para a baixa representatividade feminina nos espaços de tomada decisões, apesar das mulheres integrarem mais de 50% da população brasileira e seu eleitorado”, destacou Ludimila.
A 1ª Convenção Regional reforça o papel do Comitê Políticas Públicas ao elaborar e levar ao conhecimento da comunidade a Carta Compromisso a ser aderida por pré-candidatas e candidatas.
Na Carta, a pré-candidata se compromete a atuar em favor das pautas prioritárias do GMB, como por exemplo, o combate à violência contra a mulher, a luta por uma educação pública de qualidade para todos e um sistema público e eficiente de saúde que atenda às necessidades da população, entre outras.
Sobre o Grupo Mulheres do Brasil – Criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos, o grupo suprapartidário é presidido pela empresária Luiza Helena Trajano e atualmente possui milhares de integrantes no Brasil e no exterior. Na região sul da Bahia, o grupo é liderado pela Empreendedora Social Wandressa Souza e o Comitê de Políticas Públicas é liderado pela advogada Ludimila Vieira. (Fonte: por Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

Comentários estão fechados.