WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TALENTOS MARCA COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE EM ILHÉUS

.

Quarenta alunos da rede municipal de ensino de Ilhéus apresentaram canções e coreografias variadas durante a 6ª edição do Festival de Talentos, realizado na última quinta-feira (11), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. A iniciativa faz parte das atividades promovidas pela Secretaria de Educação (Seduc) para celebrar o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto.
De acordo com a Seduc, 27 escolas participaram desta edição. Sob o tema “As múltiplas linguagens da arte: (Re)conexões, (Re)encontros e Inovações em Arte”, o evento reuniu mais de 1.500 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de pais e familiares.

O prefeito Mário Alexandre também prestigiou a comemoração. “É sempre uma alegria muito grande participar de mais uma edição do Festival. Quero parabenizar a todos os estudantes de Ilhéus, da Bahia e do Brasil. É o sexto ano que promovemos esse projeto, que incentiva e desperta nos nossos estudantes arte, dança, música e cultura. São jovens descobrindo no seu interior, o seu potencial. Agradeço a Deus e toda a equipe da Seduc por propiciar momentos como esse”, disse o gestor.
O espaço contou com exposição de desenhos, pinturas e artesanatos. Os trabalhos foram confeccionados pelos próprios alunos.
“A escola e os meus amigos me apoiaram muito. Por isso fiz um desenho bonito para apresentar aqui. Em casa eu pratiquei muito, treinando, tendo a ajuda da minha família. Eu apresentei o meu desenho ‘as múltiplas linguagens da arte’, que significa o que a arte representa para o mundo. Ela está em todas as matérias e em todos os lugares”, contou o estudante Renan Veríssimo, de 12 anos, da Escola Municipal Princesa Isabel.

O projeto visa incentivar a produção artística dos alunos no contexto dos reencontros presenciais, bem como viabilizar a socialização entre as famílias dos discentes. As apresentações foram divididas entre manhã e noite. Durante o período da manhã, o público pôde assistir quatro apresentações especiais e 25 apresentações dos alunos.
No período da noite, foram quatro apresentações especiais e oito apresentações de alunos. Todos os participantes foram homenageados e receberam certificados de participação. Houve ainda a premiação dos dois primeiros colocados de cada modalidade artística e etapa/modalidade de ensino, finalizando o festival.

Confira os vencedores.
Resultado Festival de Talentos 2022 Anos Finais: (6º ao 9º ano)
– AUDIOVISUAL
1º LUGAR: Renan Bonfim Veríssimo – Escola Municipal Princesa Isabel
Nome da obra: “Eu sou o mundo”
2º LUGAR: Silvino Rian Oliveira de Jesus – Escola Municipal Banco Central
Nome da obra: “O ser humano e a natureza”
– DANÇA
1º LUGAR: alunos do 8º ano – Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne
2º LUGAR: alunos do 9º ano – Escola Municipal Horizontina Conceição (Anexo Moisés Bohana)
– MÚSICA
1º LUGAR: alunos do 9º ano – Escola Municipal Nossa Senhora das Neves
2º LUGAR: alunos do 8º e 9º anos – Escola Municipal Horizontina Conceição (Anexo Moisés Bohana)
– NARRATIVAS
1º LUGAR: Luísa de Sousa Farias Lima (9º ano) – Escola Municipal Professor Dorival de Freitas
2º LUGAR: Caio Lavigne Silva (7º ano) – Escola Municipal Castelo Novo
Resultado Festival de Talentos 2022 – Educação de Jovens e Adultos (EJA)
– MÚSICA
1° LUGAR: Ana Raquel Aragão das Neves – Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne
2° LUGAR: Josenita Gomes de Souza – Municipal Nossa Senhora das Neves
3° LUGAR: Maria Eduarda Oliveira Santos – Escola Municipal Themístocles Andrade
– AUDIOVISUAL
1° LUGAR: alunos da EJA II, Fase 02 (Obra Coletiva) – Escola Municipal Professor Dorival de Freitas
2° LUGAR: Rafael Sintra da Silva – Escola Municipal Santo Antônio
3° LUGAR: Raiane Pereira de Jesus – Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne
– DANÇA
1° LUGAR: Diego Silva dos Santos – Escola Municipal Nossa Senhora das Neves
2° LUGAR: alunos da EJA II, Fases 01 e 02 (Dança Coletiva) – Escola Municipal Rotary
– NARRATIVA
1° LUGAR – Emile Eloísa Alves da Silva e Maillana Souza Santos – Escola Municipal do Banco do Pedro

(Fonte: por Jéssica Alves, Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.

“MAIS MULHERES NO PODER” REÚNE PÚBLICO PARA DIALOGAR SOBRE ATUAÇÃO FEMININA NA REGIÃO SUL DA BAHIA

Iniciativa promovida com apoio da Prefeitura de Ilhéus, a 1ª Convenção Regional ‘Mais Mulheres no Poder’ reuniu cerca de 400 pessoas na última quinta-feira (11), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O evento chega para fortalecer as ações, com foco na participação feminina em posição de liderança.
Conforme Ludimila Vieira, líder do Comitê de Políticas Públicas do Núcleo de Itabuna, vinculado ao Grupo Mulheres do Brasil, é necessário que a sociedade se mobilize para inserir as mulheres em postos de direção, tanto no setor público quanto na esfera privada.
“O Grupo Mulheres do Brasil trouxe essa convenção a fim de que possamos refletir e angariar ferramentas para assumirmos o protagonismo de nossas vidas em todos os âmbitos, principalmente em relação aos lugares onde as lideranças são formadas e as decisões da nossa sociedade são adotadas”, explicou.

Dividida em dois ciclos, a programação contou com palestras de grandes nomes, entre eles Gabriela Prioli, advogada, professora, comentarista política e apresentadora na CNN Brasil. A convenção recepcionou grupos de mulheres dos municípios de Itacaré, Itabuna, Itapetinga, Ibicaraí e Buerarema.
“Evento que agrega muito conhecimento. Gostaria de agradecer a todas as mulheres envolvidas neste projeto enriquecedor e convidar mais mulheres para caminhar conosco”, comentou Miquelle Reis. No espaço montado no auditório Paulo Souto, microempreendedoras da região puderam comercializar seus produtos, com venda de artesanato, alimentos e peças de vestuário.

Por que representatividade importa?
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 15 anos, a participação feminina em cargos de alta gestão subiu somente 10 pontos. De 19% em 2004 para 29% em 2020, mantendo-se no mesmo patamar nos dois últimos anos.
Além disso, os números mostram que as mulheres ocupam 16% das cadeiras nas Câmaras de Vereadores, 15% das Assembleias Estaduais, 15% na Câmara, e 13% no Senado. No Poder Executivo, 12% são prefeitas e 3,7% governadoras. Na disputa presidencial, há somente uma mulher entre os pré-candidatos.
Os percentuais são muito inferiores aos das principais nações sul americanas, bem como dos países desenvolvidos. A presença feminina no topo da pirâmide propõe mudança nas estruturas sociais, transpondo o objetivo somente rentável e imprimindo a percepção de valor pela sociedade do papel desempenhado pelas mulheres, levando em conta as pessoas com as quais elas se identificam e se sentem representadas.

(Fonte: por Secom/Prefeitura de Ilhéus)
.

COMÉRCIO DE ILHÉUS ABRE EM HORÁRIO ESPECIAL PARA O DIA DOS PAIS; CONFIRA

O comércio de Ilhéus funcionará em horário especial nos dias 11, 12 e 13 de agosto para as compras do Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (14). As lojas abrirão das 9h às 20h, na quinta (11) e sexta-feira (12), e das 9h às 18h, no sábado (13).
A gestão municipal destaca que a época aquece a economia da cidade, com aumento do fluxo de pessoas no comércio central, bem como de bairros. Na segunda-feira (15), os varejos de ruas não funcionarão, visto que é feriado em homenagem à Nossa Senhora das Vitórias, padroeira diocesana de Ilhéus. (Fonte: por Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

Comentários estão fechados.