WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PROFESSOR É PROFISSÃO. EDUCADOR É MISSÃO – Pela Profa. GARDÊNIA ROSEIRA (Republicado)

.

No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. Nas últimas décadas, especialmente após a Constituição de 1988, intensificou-se a mobilização de professores da educação básica pública no país.
Estamos convencidos de que é necessário redirecionar a nossa caminhada. Buscar horizontes que apontem para a superação das desigualdades sociais, que assegurem a reparação da dívida acumulada com a maioria do nosso povo. Fortalecer a nação brasileira para que todos nós possamos assumir o protagonismo nos vários aspectos da vida nacional, e para que cada cidadão encontre na escola um espaço de construção de conhecimentos.
É nessa direção que conduzimos a nossa luta cotidiana. Combatendo as políticas que priorizam maquiar a realidade em detrimento de transformá-la. Contrapondo-se à lógica daqueles que consideram cada estudante um simples número nas pesquisas nacionais. Conscientes da importância do professor, do seu papel estratégico na sociedade, e da sua disposição de luta, comemoraremos sempre o dia 15 de outubro, apesar de tudo que ainda precisamos conquistar.

(Gardenia Roseira – Mestre em Educação – Licenciada em Sociologia e História – Pós-graduada em Sociologia, História e Ensino Superior)
.

Comentários estão fechados.