WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA – Pela Admª. TAIS GASPAR

.

Tanto se fala em produtividade, eficácia, eficiência, competitividade… Parece que essas são as palavras mais ditas no mundo corporativo, mas, por que será? Qual seu significado?
Produtividade e eficiência são conceitos diferentes, ao contrário do que superficialmente possa parecer. Em comum, têm o facto de serem ambos de extrema importância para a vida saudável de uma empresa, de um negócio, de uma carreira profissional.
A eficiência é uma parte vital do sucesso de qualquer empresa, mas só pode ser usada para lidar com a forma como os recursos são manipulados, e o produto fornecido e distribuído. A análise da eficiência da empresa pode avaliar o nível de realização na produção da empresa, ou seja, eficiência da produção é o quanto se produz em relação ao quanto se poderia produzir. Geralmente é expressa em percentagem e é o nível de produção atingido em relação aos recursos e o seu custo.
A produtividade também calcula como os recursos são manipulados e transformados em bens úteis, mas neste caso, o empresário pode concentrar-se sobre outros detalhes do seu trabalho. Produtividade é o quanto se produz em relação aos recursos utilizados.
Trocando por miúdos, o termo produtividade refere-se à quantidade de trabalho produzido por uma equipe, uma empresa ou um indivíduo. A eficiência, por outro lado, refere-se aos recursos utilizados para produzir esse trabalho. Assim, quanto mais esforço, tempo ou meios materiais forem necessários para realizar o trabalho, menos eficiente será o processo.
Mas a grande pergunta é: Como aumentar a produtividade de forma eficiente?
Se você quiser ter mais produtividade precisa focar na única coisa que você tem controle: você mesmo. Você tem como controlar fatores externos como condições climáticas, tempo, etc… Mas pode controlar seus comportamentos.
Em questão de manter a produtividade elevada com eficiência, primeiramente é preciso definir um objetivo. O que se quer alcançar e o que precisa ser feito para poder alcançar este objetivo.
Tenha consciência de que você não pode controlar 100% dos resultados, mas pode controlar as suas atitudes que lhe levaram ao seu objetivo… Esse é o primeiro princípio a ser seguido para alcançar alta produtividade.
Pense no destino final, pode parecer meio louco, mas o q você gostaria de ouvir de você no seu próprio funeral, como você gostaria de ser lembrado? Ou ainda, pense no que você gostaria de contar a seus netos e bisnetos no seu aniversario de 90 anos. Como foi a sua vida?
Comece a Categorizar as tarefas. Faça primeiro o que é mais importante. Separe as tarefas por: Urgente/ importante.
Pense: Quais são as poucas coisas que dependem exclusivamente de vc e que vai te deixar mais próximo do seu objetivo?
Ao definir o que é realmente importante e fazer, partir para a ação as coisas urgentes vão diminuindo cada vez mais e seu nível de stress e cobrança também.
Pense nisso.
Quer aprender mais sobre como priorizar e organizar sua vida? Participe do meu grupo no WhatsApp de Acesso ao Desafio 21 Dias para Ampliar seus Resultados. O grupo te da acesso a uma oferta exclusiva e bônus incríveis.

Corre lá e participa. Clica aqui!
Gostou deste artigo? Curta, Compartilha com os amigos!!!
Quer ler o artigo completo? Clique aqui.
Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no Whats!!!
Até mais!

(Tais F. Gaspar de Araújo – Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)
.

Comentários estão fechados.