WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

MUNICÍPIO DE ILHÉUS IMPLANTA COMITÊ OPERACIONAL DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE

.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, membros de órgãos colegiados e militares, representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e demais secretarias municipais se reuniram na tarde de terça-feira (3), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), para implantar o Comitê Operacional de Emergência em Saúde (COE).
A Sesab, por sua vez, ressaltou a importância da orientação dos serviços de atenção à saúde, capacitação das equipes municipais de Vigilância e Atenção Básica para prevenção de doenças e impactos ambientais à população externa. Também foram discutidas ações relacionadas à chegada do óleo na costa ilheense.
Conforme Gleidson Santana, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, o COE é responsável pela coordenação das ações de respostas às emergências em saúde pública, incluindo a mobilização de recursos para o reabastecimento dos serviços de saúde e articulação da informação nas três esferas de gestão do SUS.
“O COE tem o objetivo de desenvolver ações mitigadoras para proteção de saúde da população e também do meio ambiente, além de preparar as equipes para possíveis desastres, a exemplo da atuação frente à chegada das manchas de óleo. Será regulamentado por meio de Portaria e promoverá reuniões periódicas para realizar levantamento das ações e elaborar novas providências”, explicou Santana.
O COE-Geral é composto por diversos órgãos, como Ministério Público, Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros Militar. A Sesau irá implantar o COE-Saúde, incluindo a atuação de vários setores. (Fonte: SECOM/PMIlhéus)

.

Comentários estão fechados.