WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

INSS: UM MILHÃO E OITOCENTOS MIL BENEFICIÁRIOS PODEM TER SEUS BENEFÍCIOS CORTADOS. VEJA O QUE FAZER e APOSENTADOS TÊM RISCO DE FICAR SEM METADE DO 13º. NO MEIO DO ANO

.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que está notificando 1,84 milhão de aposentados e pensionistas cujos benefícios têm indícios de irregularidades. O número representa crescimento de aproximadamente 1.350% em comparação ao ano passado.
Se confirmadas as irregularidades, a medida pode resultar na suspensão de pagamentos. O INSS revelou na última quarta-feira (04/12/2019) que interrompeu, de agosto até agora, 261 mil benefícios em todo país.
A caçada a irregularidades faz parte do pente-fino do INSS, previsto na Medida Provisória nº 871. O sistema verifica automaticamente a folha de pagamentos dos 35 milhões de beneficiários.
COMO SABER SE CAÍ NO PENTE-FINO?
Beneficiários que caírem no pente-fino automático serão notificados por meio de carta, com aviso de recebimento. Quem está cadastrado no Meu INSS também pode ser comunicado quando entrar no sistema com a senha.
FUI NOTIFICADO. QUAL O PRIMEIRO PASSO?
O segurado terá 30 dias para agendar o atendimento em uma agência. Esse agendamento pode ser feito pelo telefone 135 ou no site Meu INSS.
O QUE DEVO APRESENTAR?
No local, o cidadão deverá apresentar a documentação solicitada para a correção da falha que gerou a convocação.
POSSO RECORRER À JUSTIÇA?
Sim. O segurado contará com mais 30 dias para apresentar a defesa. No caso do trabalhador rural, o prazo é de 60 dias. Somente após o esgotamento deste prazo é que o benefício será cortado.
APOSENTADOS TÊM RISCO DE FICAR SEM METADE DO 13º. NO MEIO DO ANO

Aposentados e pensionistas do INSS podem ficar sem a antecipação do abono de Natal em agosto do próximo ano. Isso porque a Medida Provisória (MP) que permitia a ação não foi lida em plenário e caducou.
A MP 891, do governo federal, tornava legal a antecipação de pagamento de metade do 13º salário de benefício do INSS juntamente com o pagamento de agosto de cada ano.
Promessa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a medida deveria ser analisada no plenário da Câmara dos Deputados nessa terça-feira (03/12/2019). A sessão extraordinária, contudo, foi cancelada.
Como a MP perdeu a validade, o presidente precisará, a cada ano, de nova medida para a divisão do pagamento. Desde 2006, o adiantamento é feito por decreto. Assim, o mês para saque depende do governo.
Apesar de perder a validade, os atos da MP nos últimos 120 dias valem normalmente. Conforme previsão do governo, a antecipação do 13º salário em agosto beneficia 30 milhões de pessoas. (Fonte: Metrópole)

.

Comentários estão fechados.