WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

VIVA A MAGIA DAS CORES – Pela Dra. FLÁVIA SOUZA

.

Se você é do tipo de pessoa que acha que basta simplesmente escolher suas cores favoritas e mistura-las na decoração do ambiente para criar um resultado incrível, então provavelmente você ainda não conhece o círculo cromático e a diferença que ele pode fazer na hora de combinar as cores. O círculo cromático é usado por nós Designer de Interiores para acertar na forma como as cores podem ser usadas em um mesmo espaço de maneira harmônica, e não é à toa que ele é considerado como uma espécie de guia fundamental para nós.
Conhecer o círculo cromático e saber como aplicar as possibilidades apresentadas por ele é o segredo de uma combinação de cores equilibrada e agradável.

Um dos primeiros conceitos que devem ser compreendidos quando o assunto é círculo cromático é o de cores análogas, que nada mais são do que aquelas que estão uma ao lado da outra no círculo, e cores complementares, que se encontram em posições opostas do círculo. De acordo com o pintor surrealista Marc Chagall, todas as cores são amigas de suas vizinhas e amantes de seus opostos. Para usar essa definição na decoração, você pode combinar duas ou mais cores que estejam lado a lado, até o limite de cinco tons (o ideal é usar entre 2 e 3), seguindo o conceito de cores análogas, ou combinar aquelas que estejam em lados opostos, apostando na ideia de complementação entre dois tons.
Para quem deseja mesclar três cores criando uma sensação vibrante, a escolha do esquema de triângulação é uma ótima aposta. Essa relação é estabelecida através de tonalidades que estão eqüidistantes no círculo cromático, formando uma espécie de triângulo que produz ótimos efeitos para ser usado na decoração de qualquer ambiente, desde o quarto até a sala de estar.
Através do retângulo é possível combinar quatro tonalidades diferentes na decoração e a melhor forma de compreender essa combinação de cores é olhando para o desenho do retângulo no círculo cromático. sendo uma delas primária, duas complementares, e uma adicional que irá acentuar as demais. Lembre-se de equilibrar o uso de itens coloridos com peças mais neutras, em tons de branco, preto e bege, para não sobrecarregar o ambiente.
Muitas pessoas confundem a combinação em fenda, também conhecida como meio-complementar, com a triangulação, já que ela também forma o desenho de um triângulo quando aplicada sobre o círculo cromático. A diferença entre essas duas possibilidades está no fato de que no triângulo as cores são equidistantes, ou seja, apresentam a mesma distância entre si, enquanto na fenda é escolhida uma cor primária e outras duas complementares no lado oposto do círculo, formando uma relação com contraste menos intenso.
A última possibilidade de combinação é o quadrado, capaz de integrar quatro cores eqüidistantes umas das outras. Essa relação produz um efeito de alegria e diversão na decoração, sendo por isso ideal para ser utilizada em quartos infantis, áreas de lazer, etc. Quem deseja uma opção para combinar quatro tons diferentes pode apostar no quadrado e alcançar excelentes resultados.
Seja qual for o esquema de cores que você escolher para aplicar na decoração da sua casa, lembre-se sempre de buscar o equilíbrio entre as diferentes tonalidades. Procure não usar cores muito intensas em ambientes onde a prioridade deve ser o relaxamento, como o quarto, por exemplo. Conhecer o significado das cores e as sensações que elas provocam também é uma ótima ideia para não correr o risco de errar na hora de inserir uma tonalidade em sua casa. Além disso, mesclar peças coloridas com itens em tons mais sóbrios, como o preto, o branco e o cinza, é uma ótima forma de compor uma combinação equilibrada.

Não deixe de usar sua cor predileta, mas não esqueça de harmonizá-la.

10 anos e o mesmo jeito FLÁVIA SOUZA de ser.
( Flavia Souza – Design – Sofisticação – Modernidade)

.

Comentários estão fechados.