WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

UM SINHOZINHO MALTA NO PODER E UMA PORCINA NO MINISTÉRIO’, DIZ LIMA DUARTE

.

Regina Duarte aceitou participar de uma fase de testes no cargo de secretária da Cultura do governo federal na última segunda-feira, 20. O comando da pasta está vago desde a última sexta-feira, 17, quando Bolsonaro demitiu Roberto Alvim.
Regina Duarte esteve ontem em Brasília para conhecer a Secretaria Nacional de Cultura e afirmou estar “noivando” com a pasta, o que levou ex-ministros e artistas a opinarem sobre a escolha da artista. Confira algumas declarações.
“Espero que a Regina veja a cultura do Brasil com os mesmos olhos que eu e tantas outras pessoas vemos a bela figura dela.”

Gilberto Gil, cantor, compositor e ex-ministro da Cultura no governo Lula.
“O que eu espero de Regina Duarte?
A lista é grande, aí vai:
– Que lute pelo respeito à liberdade de expressão, de pensamento e de fé, sem “filtros” ou “curadorias” na condução das políticas públicas de cultura;
– Que promova uma revisão completa do desmonte da cultura brasileira que vinha sendo promovido por seu antecessor, o que certamente vai dar trabalho…;
– Que cancele o projeto de cultura dirigida que foi anunciado;
– Que trabalhe pela recomposição do orçamento da cultura permitindo que as instituições culturais funcionem efetivamente em prol da sociedade brasileira.
– Que revise todas as nomeações para órgãos fundamentais, como a FUNARTE, a Fundação Palmares, a Fundação Casa de Ruy Barbosa, a ANCINE, o IPHAN, e em diversos postos de comando da Secretaria de Cultura, valorizando os pesquisadores e técnicos dessas instituições;
– Que batalhe pelos direitos dos artistas, dos diretores, dos autores, dos compositores e de todos os que produzem arte e cultura no Brasil.
Espero também que ela tenha muita sorte e consiga vencer as dificuldades, em nome da uma classe que vem sendo atacada e da qual ela faz parte”.
Lima Duarte
“Eu acho que para o Brasil de hoje ficou ideal: um Sinhozinho Malta no poder e uma Porcina no ministério”, disse o ator Lima Duarte, que fez par com a atriz na novela ‘Roque Santeiro’ (1985).
“Estou torcendo para que ela permaneça, convença o presidente da importância estratégica da arte, da cultura e da economia criativa para o desenvolvimento do país e realize um ótimo trabalho, com absoluto respeito à liberdade de expressão e de criação. Regina é bem intencionada e conhece a área. Mas vai precisar de respaldo interno e apoio externo para atingir seus objetivos”.
Sérgio Sá Leitão, ex-ministro da Cultura no governo de Michel Temer.
“Conheço-a há muito tempo. É ótima atriz e uma pessoa decente e sincera que às vezes toma decisões mais movida pela emoção do que por razão. Duvido que Bolsonaro lhe dê autonomia. Mas… vai que dá? No Brasil de hoje, até Poliana é pessimista. Mas Regina é inteligente e bem intencionada. Pode se redimir de ter votado em Bolsonaro”.
Nelson Motta, jornalista e produtor
“Nesse cargo, ela tem que lidar com a diversidade e a liberdade de expressão. Mas Bolsonaro fala de fazer filtros, porque algumas artes, segundo ele, ofendem a família. Não acredito que ela vá mudar esse quadro de dirigismo cultural”. (Fonte: MSN)

.

Comentários estão fechados.