WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

LIMPEZA É UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO! – Pelo Prof. Antonio Moreira Neto-NETÃO

.

É muito comum no nosso País, ou melhor, em nossa cidade, a sujeira nas ruas, urubus passeando pelas mesmas, lixos de todo tipo: orgânico, metálico, entulhos e muito mais. De quem é a culpa? É do prefeito? É do secretário? Acho que na verdade é de todos. É uma questão de educação.
A educação ambiental tornou-se lei no Brasil em 27 de abril de 1999, com o número 9795. No artigo 2 dessa lai, está escrito: “ A educação ambiental é um compromisso essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal”
O citado acima, fala da parte educacional cabível as escolas. No CEPOG (Colégio Estadual Polivalente de Gandu) já é feito pelo professor Sebastião um trabalho de conscientização, e agora com as mudanças do novo ensino médio, a educação ambiental terá mais importância nas “matérias novas” que o colégio vai utilizar.
E a sua parte educacional de dentro de casa? É a mais importante com toda certeza. Vai desde um papel jogado na rua até entulhos colocados nas “portas” das casas. É necessário a formação de cidadão mais conscientes.
As condições de descarte dos lixos, ainda preocupa muito. É comum os famosos lixões. São totalmente errados, principalmente na questão da poluição ambiental e contaminação do solo.
De quem é a culpa? Da falta de educação do brasileiro, dos costumes sujos que ainda existe em nós. A Educação sempre foi e sempre será a chave para a evolução humana.

(Antônio Moreira Neto – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.