WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PLANO DE GOVERNO ITAMARI: EDUCAÇÃO – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO

.

A educação é o principal pilar que sustenta uma nação. Investir na educação é a melhor forma de garantir que todos tenham mais oportunidades na sociedade. A educação além de libertar, promove acesso às riquezas geradas pelo estado. Sair da pobreza, mudar sua realidade e conhecer o mundo parte do oferecimento de uma educação de qualidade a seus munícipes.
Mas, o que é uma educação de qualidade? Quais estratégias poderemos usar para melhorar nosso medidores educacionais? Como transformar Itamari em uma referência regional na educação?
Foco em resultados e em qualidade de ensino, bem como investir na formação e valorização do profissional em educação.
Alunos e professores bem motivados os resultados aparecem. Alfabetizar todas as crianças do município até 7 anos, torná-las proficientes em português e matemática ao término do ensino fundamental.
Criar um Centro de Educação Infantil (creches) para atender crianças de 0 a 3 anos. Um local onde as crianças recebam todo apoio necessário ao seu desenvolvimento, principalmente o alimentar. Um nutricionista no município para cuidar da questão da merenda escolar.
Criar e fortalecer o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). Ele definirá dois grandes objetivos para a educação local: alfabetizar crianças até os 7 anos de idade e torná-las proficientes em português e matemática ao término do ensino fundamental.
Além disso, o fortalecimento da gestão escolar e a valorização do magistério. Os diretores escolares são nomeados por meio de seleção interna, baseada em análise curricular e provas de conhecimento específico. Tendo como referência o modelo do Estado da Bahia.
Estabelecer metas educacionais com gratificações para professores que a atingirem. Atrelar o aumento salarial ao rendimento e desempenho profissional. Criação de um programa de incentivo para alunos e professores com alto desempenho, criação de um fundo Municipal para tais incentivos, com premiações para alunos e professores. Dinamizar o ensino criando premiações para as melhores escolas e um incentivo a boa competição de desempenho entre elas. As melhores escolas adotarão as escolas com desempenho ruins, com objetivo de melhorar o seu ensino também.
Em termos de gestão escolar, cada colégio traçará suas metas e alcançam por meio de recursos do Fundo Municipal criado para este fim.
Cada escola seguirá um modelo mais científico da administração pública. Os conteúdos pedagógicos serão acompanhados de metas bimestrais de aprendizagem. A Secretaria de Educação municipal definirá o currículo básico, distribuindo o material didático e acompanhando o desenvolvimento de cada escola.
Acesso a acompanhamento pedagógico e atendimentos extracurriculares no contraturno, em especial aqueles que apresentam algum tipo de dificuldade no aprendizado. Essa ação educacional manterá o aluno mais tempo na escola evitando mais contato dos mesmos com meios que desviam seu foco na aprendizagem, por exemplo, o mundo das drogas. Com atividade lúdicas, recreativas e diferenciadas como a prática da capoeira. Estabelecer a capoeira como disciplina do contraturno.
A Secretaria de Educação do município deverá buscar os meios para premiação das escolas e a professores com os melhores índices, avaliações dos estudantes, aquisição de material didático padrão aos estudantes, bolsas aos educadores e gestores e apoio logístico para viabilizar as formações dos profissionais.
Continuar a parceria cívico militar na escola Roberto Santos com foco na qualificação dos professores, disciplina mais rígida e maior foco na aprendizagem.
Fazer de Itamari uma referência na educação, implementar práticas que estão dando certo em outros municípios do Brasil. Não gerar despesas desnecessárias, mas mudar critérios de distribuição e estabelecer a educação como prioridade número 1.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.