WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

CORONAVIRUS – Pelo Prof. Antonio Mofeira Neto-NETÃO

.

Corona Vírus O Corona é a nova praga do mundo? O Brasil encontra-se preparado para conter uma epidemia do vírus? O carnaval é uma porta de entrada para a infestação da doença? Deixo as perguntas para reflexão do leitor.
O coronavírus Wuhan já matou mais de 80 pessoas até o fechamento desta matéria , e segundo informações do governo da China existe mais de 9 mil casos no mundo(dados de sexta 31 de janeiro – novos pacientes estão em observação). Especialistas trabalham contra o agente infeccioso com pesquisas para desenvolver uma vacina.
O corona pode ter surgido na cidade de Wuhan antes do que se pensava. Relatórios chineses e da OMS ( Organização Mundial de Saúde) apontam que o primeiro paciente com o coronavírus 2019-nCoV, foi diagnosticado em 8 de Dezembro. Afirma-se que a doença se alastrou a partir do mercado de frutos do mar.
Entretanto uma nova pesquisa mostra que o primeiro paciente foi diagnosticado 1º de Dezembro e não tem nada haver com o mercado de frutos do mar. Com a nova pesquisa pode-se afirmar que o vírus possivelmente se espalhou silenciosamente entre as pessoas em Wuhan.
Um estudo de pesquisadores na Inglaterra mostra que cada paciente infectado pode passar o vírus adiante para aproximadamente três a cinco pessoas. O primeiro passo com certeza é das autoridades, com o controle de entrada de pessoas vindo da Ásia, e preparativos para quarentena e contenção da doença. Mais uma vez pergunto: O Brasil encontra-se preparado? O Carnaval é perigoso?

Bibliografia: revista superinteressante; revista Galileu; professornettaoblogspot.com

(Antônio Moreira Neto – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.