WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PRÁ QUE TANTA EXPOSIÇÃO: QUANTO VALE A SUA PRIVACIDADE? – Pelo Prof. Zenildo-ZOOM

.

De janeiro a abril o BBB (Big Brother Brasil) é o tema mais discutido nas redes sociais, são incontáveis polêmicas e situações envolvendo os “anônimos” participantes. Pela fama e dinheiro eles se dispõem a vender a privacidade, serem gravados 24 horas por dia, nas suas mais diversas nuances. As câmaras flagram tudo, o que não inibi os “isolados”, pelo contrário, a exposição aumenta cada vez que os holofotes estão direcionados. Afinal, quanto vale a privacidade humana? Teria preço? Você entraria numa situação dessas?
Uma coisa podemos afirmar: o indivíduo que se expõe demasiadamente traz consigo questões relacionadas ao narcisismo, e a necessidade de ser visto pelo Outro. Estudos da psicanálise comprovam que selfies, status e posts no facebook/stagran, são meios para provar que existimos, já que não conseguimos nos sentir existindo. É através desses meios que queremos provar a nossa existência enquanto sujeitos inseridos no mundo, sendo assim muitas das vezes acabamos extrapolando os limites. Ir para um programa onde a exposição é o alvo, só corrobora com nossa ideia.
A pessoa que está envolta com essas questões talvez não tenha consciência necessária para discernir se está passando do limite ou não, porque para ela toda essa exibição traz satisfação, e quanto mais se tem, mais quer. O perigo é quando passa para o patológico, ou seja, doentio, com comportamentos compulsivos, como postar constantemente fotos, atualizar status, entre outras coisas. A explicação da psicanálise é que tudo isso inicia na infância de crianças que são desassistidas pelos pais. Com a falta do olhar, ela não se sente amada. No entanto recorre a exposição como forma de buscar esse olhar materno. Em síntese, muitos participantes do BBB e de outros reality show são narcisistas patológicos, querem ser vistos.

(Zenildo Santos Silva, Bacharel em Psicologia, especializado em Psicopedagogia; licenciado em Letras Vernáculas pela UNEB. Atende no AEE – Atendimento Educacional Especializado, no acompanhamento de crianças com necessidades especiais)
.

Comentários estão fechados.