WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

QUARTO PARA BEBÊS – Pela Dra. FLÁVIA SOUZA

.

Cada vez mais pais e mães vêm optando por criar quartos unissex para seus filhos. Os motivos são vários, por exemplo a decoração com cores neutras. Aproveitar o quarto quando o bebê crescer ou até mesmo para um futuro irmão, quando trata-se de um quarto compartilhado entre uma menina e um menino ou então porque os pais decidiram fugir do padrão de gênero caracterizado pelas cores rosa e azul.
Se a ideia é criar um quartinho unissex, que não seja totalmente marcado pelo padrão clássico de rosa e lilás para meninas e azul e verde para meninos, devemos fugir desses tons e optar por cores neutras e diferenciadas. Opte por cores que tornem o quarto aconchegante e charmoso sem perder o lado lúdico. Alguns exemplos são, o branco, bege, amarelo, cinza, marrom e para quem não tem medo de ousar, até mesmo o preto.
Na hora de escolher os móveis é importante prestar atenção, já que eles são grandes responsáveis por marcar um estilo. Optar por móveis minimalistas, sem muitos detalhes trabalhados ou outros tipos de enfeites é uma boa ideia. Dê preferência para móveis de linhas retas sem cores estereotipadas e com puxadores igualmente simples. A ideia é que a mobília escolhida seja funcional acima de tudo e se harmonize com as cores escolhidas para os outros complementos e detalhes do quarto.
Uma ideia encantadora para decorar quartos infantis de maneira charmosa, sem definir um gênero como padrão e sem perder o lado lúdico é decorando as paredes. A pintura é um recurso que oferece múltiplas possibilidades já que permite criar padrões e formas diferenciadas fugindo da pintura básica. O mesmo acontece com o papel de parede, que através de suas estampas e cores pode tornar-se o protagonista de um quartinho com uma decoração neutra, principalmente se você escolher estampas de animais e outros temas infantis. A parte interessante desses recursos é que ele pode ser trocado facilmente quando você ou a criança desejar.
Os complementos são elementos importantes na hora de aportar personalidade ao quartinho do bebê. Através de quadros, pelúcias, almofadas, kits de higiene, móbiles, luminárias e dos tecidos como tapetes, cortinas e mantas o quarto do bebê ganhará um toque especial e aquela carinha divertida e acolhedora característica desses ambientes. Uma dica interessante se quiser acrescentar estampas à decoração é investir em desenhos geométricos que combinam muito bem em decorações infantis.
A necessidade de compartilhar o quarto é muito comum na casa de muitas famílias. Nestes casos a questão decorativa pode representar um dilema, principalmente quando se trata de meninas e meninos dividindo o mesmo espaço. O ideal é optar pela decoração totalmente neutra, os tons de beges e branco funcionam muito bem. Mas se os irmãos não abrem mão de suas cores favoritas porque não dividir o quarto através das cores, uma ideia ousada, mas muito divertida para um quarto infantil.
Uma das vantagens do quarto unissex é que a decoração tem um prazo de validade maior, digamos assim. Ou seja, mesmo depois de o bebê crescer, as cores e móveis podem servir, em alguns casos, até a adolescência ou quando a criança ou os pais desejarem mudar o visual. Para isso, também é importante escolher móveis atemporais e até mesmo que se transformem, como os berços que se transformam em caminhas por exemplo.
Se você simpatiza com esta tendência e está preparando o quartinho de seu bebê, pode aproveitar essas dicas e criar um ambiente sem gênero e cheio de charme!

(Flavia Souza – Design – Sofisticação – Modernidade)
.

Comentários estão fechados.