WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

O QUE FAZER QUANDO O CELULAR OU NOTEBOOK CAI NA ÁGUA?

.

Acidentes acontecem, e celulares e notebooks podem ficar molhados por diversos motivos. Pode ser por molhar o bolso ou mochila em que estão guardados, contato com a chuva ou até mesmo derrubando uma bebida. São situações cotidianas que podem acontecer, mas não é preciso entrar em pânico: em alguns casos, é possível evitar o prejuízo.
Algumas medidas básicas são recomendadas para tentar secar e recuperar eletrônicos molhados. Caso esses aparelhos fiquem submersos por muito tempo, é indicado consultar uma assistência técnica. Para outros momentos, algumas dicas são úteis. Confira abaixo.
O QUE FAZER COM CELULAR MOLHADO?
O primeiro passo, por mais óbvio que possa parecer, é retirar o smartphone do contato com a água imediatamente e colocá-lo num lugar seco. Quanto menos tempo exposto à água, mais chances o dispositivo tem para ser recuperado. Depois, desligue o aparelho imediatamente.
Em seguida, é importante secar a parte externa do aparelho com algum pano seco ou toalha. Depois disso, retire o cartão SIM, o cartão de memória e a bateria do celular (quando possível). Além de deixá-los secando em lugares separados, manter essas entradas abertas auxiliam no processo.
Para terminar de secar o smartphone, o ideal é colocá-lo em um lugar seco, de preferência com exposição ao sol. Quando isso não é possível, a opção é deixá-lo em contato com materiais que auxiliam a controlar a umidade. O mais comum para essa situação é o arroz, que possui propriedades que aceleram a absorção de água.
Importante: evite usar secadores e forno. O calor gerado por esses objetos podem danificar as peças internas e gerar um problema ainda maior.
Coloque o aparelho em um pote, cubra-o com arroz e mantenha por 24 horas em um lugar seco. Passado o tempo, conecte o celular no carregador (certifique-se que as entradas estão secas!) e tente ligá-lo novamente. Caso não consiga recuperar, tente novamente o processo do arroz. Se os problemas persistirem, provavelmente será necessário levar a uma assistência técnica.
O QUE FAZER COM NOTEBOOK MOLHADO
As primeiras etapas são muito parecidas com os cuidados com smartphone: remova do local úmido imediatamente, desligue e retire a bateria. Com uma toalha ou pano molhado, seque a superfície e os locais mais úmidos.
Outra dica importante para notebooks é deixá-los de cabeça para baixo. Coloque a tela na maior abertura possível e, depois, vire o aparelho de cabeça para baixo sobre uma toalha. A intenção é que a água caia para a toalha e o computador consiga secar de forma mais rápida. Depois de algumas horas, tente ligá-lo novamente.
Para mais dicas sobre como recuperar aparelhos molhados, confira esse vídeo do Canaltech:


.

Comentários estão fechados.