WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ESSA CRIANÇA É HIPERATIVA? – Pelo Prof. Zenildo – ZOOM

.

É comum vermos crianças que não se concentram, pulando e saltando o tempo todo. Esses pequenos são vistos como inquietos, ousados ou mal educados por muitos adultos. Mas será que tal comportamento não pode ser patológico? O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por um excesso de déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade.
Os principais sintomas da condição são inquietude, dificuldade de concentração, impulsividade e problemas com disciplina e organização. Esses traços geralmente acompanham o indivíduo durante toda a vida e parecem sem solução, mas pode ser amenizados com a devida orientação profissional. Apesar de incomodar os familiares e próximos, o TDAH usualmente diminui com a passagem dos anos.
A criação de regras pelos responsáveis é primordial para essas crianças, o tratamento com elas precisa ser de muito respeito e carinho, para que compreendam o que os pais solicitam. É importante ressaltar que elas não possuem culpa de algumas ações. Por isso, estimular a organização das tarefas é de suma importância.
É comum que muitos pais utilizem comparações a fim de despertar mudanças de comportamento, no caso de crianças hiperativas, essa comparação não é saudável, uma vez que algumas atividades apresentam maior grau de dificuldade para esses indivíduos.
A prática de exercícios físicos é muito benéfica para os hiperativos, além do gasto energético de atividades intensas contribui para amenizar sintomas como a inquietude, algumas dessas atividades podem estimular bastante o desenvolvimento de disciplina. Se algum leitor conhece uma criança que apresente comportamento destacado no artigo, o primeiro passo é o encaminhamento para um pediatra ou psicólogo, que fará as observações iniciais e junto com uma equipe médica dará o diagnóstico.

(Zenildo Santos Silva, Bacharel em Psicologia, especializado em Psicopedagogia; licenciado em Letras Vernáculas pela UNEB. Atende no AEE – Atendimento Educacional Especializado, no acompanhamento de crianças com necessidades especiais)
.

Comentários estão fechados.