WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

COVID-19 – COMO SE PREPARAR PARA UM CENÁRIO TURBULENTO? – Pela Admª. TAÍS GASPAR

.

Estamos vivendo um período em que todo o planeta tenta combater a pandemia do COVID-19. Nesse momento o mais importante é nos mantermos seguros, seguir as orientações médicas e ficar em casa! É momento de manter a calma, se educar e fazer o que estiver ao nosso alcance para evitar a proliferação.
Certamente o mundo não será mais o mesmo depois que essa pandemia for “controlada”, pois muitos setores da economia terão perdas irreversíveis. Mas isso também é algo que não nos cabe ficar aqui especulando.
Hoje nosso foco é olhar para o futuro, para o que vai acontecer depois que tudo isso passar (e vai passar).
Segundo o Sebrae, no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE). As MPE’s respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões). A participação das micro e pequenas empresas no PIB do Brasil é de aproximadamente 27%, sendo as principais geradoras de riqueza no país. Representam ainda 40% dos salários pagos no país.
A pandemia do COVID-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde – OMS provoca impactos importantes sobre os pequenos negócios. Há desafios na perspectiva da saúde dos negócios e na saúde dos colaboradores e clientes.
Diversos estados e municípios publicaram decretos que suspenderam ou regulamentaram o funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais. Os impactos para alguns segmentos são alarmantes, mas não podemos ficar de braços cruzados esperando que esta onda passe para tomar atitudes.
Seus negócios precisam ser revistos agora, sei que o momento pede cautela, mas não é possível deixar para amanhã. Aproveite este momento e reveja alguns pontos.
Vamos lá?
1. Fluxo de caixa: Se você ainda não acompanha, não projeta e não analisa… chegou a hora, não tem mais jeito. O fluxo de caixa é o coração do negócio, é através dele que podemos acompanhar e analisar como o dinheiro gira no seu negócio, onde estão as torneiras de entrada e saída. Outro fator importante é a projeção de fluxo, especialistas falam que devemos conhecer pelo menos 6 meses de trabalho. Em tempos de crise, que tal trabalhar com 12 meses, no mínimo?
2. DRE: O grande bicho de 7 cabeças. O DRE tem o objetivo de apresentar o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num
determinado período, geralmente, 12 meses. Ou seja, o DRE é um retrato da saúde financeira do seu negócio. Com ele é possível analisar se o negócio está indo bem ou não. A vida financeira da sua empresa é facilmente demonstrada e visualizada através da elaboração de um DRE. Através dele é possível analisar a margem liquida do negócio, receitas e despesas, bem como realizar um planejamento tributário e estratégico.
3. Análise de Cenário: Analise como o seu negócio opera atualmente (antes da crise), como é a relação entre a equipe, como são os processos? Que valor você entrega ao cliente e qual o valor percebido pelo cliente? Seu produto / serviço é essencial? Possui diferencial competitivo? Como chega ao cliente? Com base nessas perguntas passamos a próxima fase.
4. Planejamento: Agora que você identificou quem é você, chegou a hora de definir quem você deve ser para sobreviver a este momento. Com base nas perguntas anteriores, defina o que você precisa fazer para ser / ter uma nova cara para o mundo. O que você vai entregar, que valor / produto / serviço? Como será esta entrega? Como deve ser a sua equipe, que habilidades e competências precisam ser trabalhadas? O que é preciso aprender?
5. Melhorar: Entenda que este é um momento de aprendizado para todos e erros serão cometidos, não tem saída… Mas não podemos desesperar, é hora de testar novos modelos, novas propostas e se não for o previsto, “pivotar”, rever, refazer, aprender e melhorar a cada dia.
Não será fácil ultrapassar este momento, tenho certeza de que muitos irão desistir pelo caminho… Mas aqueles que conseguirem se manter e se reerguer com um novo olhar para o negócio, para sua vida e para sua comunidade farão a diferença para um mundo mais justo, mais unido e melhor.
Vamos juntos, mas em casa, encontrar caminhos para vencer e prosperar.
Que mudança você pode adotar no seu negócio para te ajudar a ultrapassar a crise?
Quer saber mais como ampliar os resultados do seu negócio? Me chama no whats.
Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!
Te vejo na próxima semana.

(Tais F. Gaspar de Araújo – Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)
.

Comentários estão fechados.