WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

DESAFIOS DA LIDERANÇA À DISTÂNCIA – Pela Admª. TAIS GASPAR

.

Com o advento do COVID-19 a necessidade do trabalho remoto se tornou ainda mais presente, a liderança à distância se faz cada vez mais necessária na realidade das empresas e dos colaboradores. Mais do que uma nova maneira de se relacionar com os colegas, esse tipo de supervisão pode ser um verdadeiro desafio, especialmente para os gestores mais velhos que estão acostumados a acompanhar presencialmente tudo o que acontece com a equipe.
O uso da internet na vida profissional permitiu a formação de equipes virtuais, que não estão alocadas em um mesmo espaço físico, mas compartilham responsabilidades e objetivos.
Com isso, surge a liderança à distância, na qual um profissional continua responsável pela coordenação do time e seus projetos, porém sem a proximidade física.
Principais desafios
A coordenação de equipes por meios virtuais apresenta desafios para alguns líderes, afinal eles perdem o “olho no olho” com os colaboradores e, com isso, parte do elemento motivador. É preciso então, utilizar-se de alguns outros recursos para se fazer presente e saber como formar relações, criando uma conexão permeada por respeito e confiança, mesmo à distância.
Os principais desafios enfrentados no trabalho remoto são:
– Planejamento
– Disciplina
– Organização
Líder precisa mais do que nunca aprender a delegar, compartilhar responsabilidades.
A equipe precisa ser trabalhada pela liderança para vestir a camisa da empresa, e apresentar soluções como parte integrante e fundamental na perpetuação do negócio.
Como ter mais eficiência na Liderança a distância:
Com estas dicas, você pode melhorar o nível da sua liderança, engajando verdadeiramente os membros do time. Confira.
Regras Claras
Explique tarefas e processos
Uma das grandes vantagens de ter o líder por perto é a possibilidade de esclarecer dúvidas e permitir o acompanhamento do trabalho. Com o líder à distância, o funcionário deve ter autonomia para realizar suas tarefas sozinho.
Porém, é importante que o líder alinhe processo com o time, deixando as expectativas claras e mostrando os métodos que devem ser aplicados. Esse cuidado vai garantir que o projeto saia de acordo com o modus operandi da empresa, sem sofrer prejuízos de qualidade ou identidade.
Algumas regras precisam ser estabelecidas entre as partes para que o trabalho tenha melhores resultados para todos. É preciso estar atento a:
a) Disciplinar o uso de equipamentos da empresa;
b) Definir horários para o trabalho remoto;
c) Estabelecer as responsabilidades dos colaboradores;
d) Troca de feedbacks;
e) Orientações claras à equipe – deixar claro as expectativas;
f) Proximidade com equipe com reuniões individuais e coletivas.
Facilite a comunicação
A comunicação deve ser ainda mais priorizada quando se lidera à distância. Aproveite e exercite a comunicação direta e aproveite a tecnologia para isso, com chamadas em vídeo, por exemplo. Esteja sempre disposto a esclarecer dúvidas e estreitar os laços para que a distância física não afete a relação com a equipe.
Também é interessante manter uma agenda fixa para esses encontros, mesmo os virtuais, para que a rotina da empresa e os prazos de entrega sejam mantidos.
Pontos chave para a Liderança à distância:
– Metas claras
– Transparência
– Feedback
– Cultura Organizacional
– Investimento na capacitação da equipe
– Programa de Recompensas
– Autonomia / Autoresponsabilidade
Ferramentas
As ferramentas de gestão possibilitam um controle muito mais acertado do progresso da equipe e do alcance das metas. Por meio de um bom software, é possível entender o que cada um está fazendo e os resultados alcançados.
Esse recurso pode ser usado não só para monitoramento, como também para ajudar na estruturação de treinamentos capazes de alinhar o trabalho em equipe. Como resultado, ocorre a otimização dos processos.
Videoconferências e Chamadas
– Google Meet
– Zoom
– Skype
– Google Hangouts
Chats em equipes
– Slack
– Discord
– Microsoft Team
Organização de tarefas e gestão de projetos
– Trello
– Google Sheets (Planilhas)
– Any.do
– Asana
Gestão de tempo e Produtividade
– Pomodoro Tracker (para Técnica Pomodoro)
– Trello (Para Scrum e Kanbam)
– Google Tarefas (para checklist e Lembretes)
– Any.do (para checklist e Lembretes)
Documentos de edição conjunta
– Google Documentos
– Microsoft Office 365
– Dropbox paper
Aplicando essas dicas, certamente você vai manter uma liderança à distância tão próxima quanto a presencial, que traga resultados relevantes para a organização.
Quer saber mais como ampliar os resultados da sua equipe? Me chama no whats.
Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!
Te vejo na próxima semana.

(Tais F. Gaspar de Araújo – Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)
.

Comentários estão fechados.