WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

SONHOS E PROJETOS NO PAPEL – Pela Dra. FLÁVIA SOUZA

.

O período da quarentena pode ser aproveitado como um bom momento para centrarmos em nossos sonhos e projetos, usando o tempo ocioso para planejar tudo que pretendemos realizar no futuro. O seu sonho da casa própria ou o desejo de uma reforma entram aí e você pode dedicar um momento do seu dia para preparar um projeto detalhado com tudo o que você gostaria de materializar em sua casa. Afinal de contas, todo projeto se inicia com um sonho e uma hora ou outra ele acaba saindo do papel.
Faça algumas listas para começar a detalhar quais são os projetos que você pretende realizar no futuro. Se pretende construir liste se vai precisar encontrar um terreno primeiro ou se já tem um, quantos cômodos serão necessários para atender a sua família, se será uma casa térrea ou sobrado, se deseja ter uma área de lazer e tudo mais que sonha em fazer. No caso de ser uma reforma anote quais são as maiores necessidades da sua casa, se deseja alterar a planta, se será uma reforma integral ou parcial, por exemplo. Sabemos que sonhar alto não custa nada, mas a intensão aqui é planejar de acordo com as suas reais possibilidades de tirar os planos do papel. Desta maneira seus projetos terão maiores chances de serem concretizados em um futuro próximo.
Nesta mesma lista também é importante estabelecer as prioridades de acordo com as suas necessidades, principalmente quando falamos de reformas. Algumas vezes o desejo de realizar uma reforma integral existe, mas o orçamento não permite um investimento tão grande. Sendo assim você deverá focar nas áreas mais críticas da casa que pode ser somente um piso novo, renovar o banheiro ou atualizar a cozinha, por exemplo. Em alguns casos ir por partes é o pontapé inicial para começar a tornar os sonhos em realidade.
Já que está em casa e com um pouco mais de tempo livre, aproveite para navegar pela internet em busca das referências decorativas que você mais gosta. Pesquise estilos, tendências, conceitos, materiais, cores, soluções econômicas, objetos decorativos que gostaria de ter, tudo isso. E se sua escolha de projeto for com um profissional, tenha cuidado! REFERÊNCIA não é CÓPIA! Alguns profissionais costumam copiar e isso não vale. A referência é para nós profissionais termos uma noção do que o cliente busca e quer e a partir daí projetarmos do jeito do cliente e com sua personalidade.
Se economia é a palavra chave para conseguir tirar um projeto do papel, então nada melhor do que pensar em maneiras de poupar durante uma construção ou reforma. Pense em tudo o que pode ser reaproveitado ou feito por você mesmo e se você for do tipo de pessoa que adora colocar a mão na massa, melhor ainda! Uma boa ideia é economizar com a pintura, a aplicação do papel de parede e até mesmo restaurar móveis antigos.
Se há necessidade de comprar novos móveis e existe uma elaboração de planejados, programe esta parte também. Pense em como você gostaria de distribuir os móveis e de como eles devem ser para anteder suas necessidades, tanto estéticas quanto de armazenagem. Tire medidas e assim tenha uma noção maior do tamanho e da quantidade de móveis que seu espaço comporta.
Sim, aproveite o momento para buscar profissionais em sua região e conhecer seus trabalhos e suas técnicas. Tendo mais tempo é possível conferir projetos de diferentes profissionais e até mesmo a opinião de outros particulares que já contrataram seus serviços. Desta maneira quando for o momento de iniciar sua obra ou reforma você já terá um norte para saber com quais profissionais pode trabalhar.
Não deixe de pesquisar preços! Claro que esta primeira pesquisa deverá ser feita on-line e servirá para você ter apenas uma noção de quanto custa um profissional e os materiais de construção mais básicos, já que quando a obra ou reforma começar a ser concretizada será preciso atualizar estes valores. Mas nesta etapa você pode conferir o preço daquele revestimento que sempre gostou e daquele piso de madeira que deseja ter em casa e ver se realmente cabem no seu bolso. Caso contrário pode começar a buscar alternativas mais econômicas, mas que te agradem de igual maneira.
Aproveite o momento e coloque seus sonhos no papel!

(FLAVIA SOUZA – DESIGN – SOFISTICAÇÃO – MODERNIDADE)
.

Comentários estão fechados.