WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

A GRIPE ESPANHOLA, OUTRA GRANDE PANDEMIA DA HISTÓRIAỊ – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO (NETÃO)

.

Segue nesta publicação mais um resumo de uma grande pandemia, baseado em pesquisas com literaturas que tratam do tema. É a segunda postagem de uma série de quatro pandemias que mudaram o rumo da História mundial. Segue texto abaixo:
῎Pandemia de Gripe Espanhola de 1918 foi a pandemia mais mortal do século XX. Ela foi causada pelo vírus Influenza A H1N1, e causou mortes por todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Pesquisadores estimam que aproximadamente 50 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença. A pandemia de Gripe Espanhola aconteceu durante o último ano da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), causando mais caos e sofrimento em um dos momentos mais nefastos da história. Os pesquisadores dividem a pandemia de Gripe Espanhola em duas ondas. A primeira onda ocorreu durante a primavera do Hemisfério Norte e foi caracterizada por uma gripe comum de alto contágio, mas com poucas baixas. A segunda onda da doença aconteceu no outono do Hemisfério Norte, provavelmente causada por uma forma evoluída do vírus anterior e foi letal. Além dos sintomas comuns de gripe como febre alta, tosse, dores no corpo e na garganta, o vírus causava hemorragia nasal, pele azulada e pneumonia severa. As pessoas morriam em poucos dias, muitas vezes em menos de 24 horas, com pulmões cheios de líquido, que causavam afogamento e sufocamento. A segunda onda da Gripe Espanhola possuía índices de contágio extremamente altos e a taxa de mortalidade maior entre pessoas de 20 até 40 anos, saudáveis e sem histórico de doenças. Centenas de milhares de pessoas saíam para trabalhar dispostas e saudáveis pela manhã e retornavam durante a noite moribundos, prestes a morrer. Estima-se que mais de 500 milhões de pessoas pegaram o vírus, um terço da população total do planeta naquela época.
No Brasil, a Gripe Espanhola chegou junto de navios mercantes que aportaram em Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Rapidamente, as cidades portuárias foram tomadas pela doença, que se espalhou pelo país. A pandemia causou a morte do Presidente eleito do Brasil Rodrigues Alves῎
O blogdozebrao vem com mais uma postagem da série Grandes Pandemias da História, fazendo uma ponte entre a Ciência Biológica e a História, para melhor informar o seu leitor. Semana que vem mais uma, e desta vez vamos falar da AIDS. FICA EM CASAỊ
Bibliografia: As Pandemias mais mortais da História , Ed. Spathi 1ªEd / Peste Negra: curiosidades e fatos, Ed O Curioso.

(Antônio Moreira Neto – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.