WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

O QUE SE ESPERA DOS PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR EM ITAMARI? – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO (Itamari)

.

Estamos em ano de eleições municipais. Em 15 de novembro deste ano iremos eleger os nossos representantes dos poderes executivo e legislativo para o exercício 2021-2024.
Estamos em um ano bem atípico. A pandemia pegou de surpresa à todos. Fez com que todos nós revêssemos nossos conceitos em relação a todas as coisas.
Estamos no quinto mês de distanciamento e isolamento social. Tudo isso afetou a vida das pessoas. Salários foram diminuídos, cortados ou até deixaram de existir por causa da demissão em massa em muitos setores. Afetou-se a vida pessoal, social, econômica e financeira dos municípios. Se já não bastassem os problemas antes da pandemia, temos agora novas demandas, novos problemas a serem resolvidos que foram somados aos já existentes.
Portanto, o que exige-se dos nossos novos representantes que iremos eleger em novembro deste ano para o cargo de Vereador?
Em primeiro lugar INTELIGÊNCIA para compreender o cenário atual e propor soluções e indicações para amenizar o impacto da pandemia na vida das pessoas. O que fazer para revitalizar o comércio local? O que fazer para gerar emprego e renda no município? O vereador deverá ser um BOM LEGISLADOR para encaminhar leis que possam reorganizar as finanças públicas e assegurar direitos adquiridos do funcionalismo público. Os novos representantes deverão ser UM BOM FISCALIZADOR das contas públicas, acompanhar os gastos municipais no combate à pandemia e evitar o desvio desses recursos para outras finalidades. Ele deverá ser O OLHO DO POVO, andar nas ruas acompanhado o dia a dia da cidade, vendo o que está sendo feito e o que precisa ser realizado para melhorar o município.
É o momento dos pré-candidatos mostrarem que conhecem os problemas aos moradores da cidade. Precisam saber quais os anseios de seus eleitores, o que cada um está precisando. A política dos favores, do toma-la-da-cá perdeu força. As pessoas querem soluções duradouras para seus problemas. As pessoas querem aprender a pescar, não querem apenas o peixe. As pessoas querem formação, emprego ou oportunidade para abrir o seu próprio negócio. As pessoas querem fazer sua propriedade rural produzir, gerar lucro. As pessoas da zona rural querem que os novos candidatos conheçam as estradas do município e cobrem do executivo a sua manutenção durante os quatro anos e não apenas nas eleições.
Levar e trazer doentes, pagar conta de luz, botijão de gás, fornecer cestas básicas, não é função do vereador. Quando o mesmo faz isso, está desvirtuando a sua legislatura. Ao contrário, ele deverá ser o mentor de projetos sociais para que estas necessidade possam ser amenizadas, que o mesmo passa encaminhar estes projetos ao executivo e brigar por sua aprovação na Câmara Municipal.
Os novos candidatos deverão ficar atentos ao que está acontecendo no mundo e trazer soluções para a sua cidade. Os candidatos deverão mudar seu modo de fazer política, buscar justificar, convencer às pessoas de que eles merecem o nosso voto. Deverão convencer que querem o cargo não apenas pelo salário, mas pela necessidade de mudar a vida das pessoas. Deverão buscar votos de quem acredita em você, no seu caráter e na esperança que você faz brotar no coração dos seus eleitores.
A política do tapinha nas costas, do voto por amizade ou por pena do candidato está com os dias contados. As pessoas querem ser convencidas, querem voltar a acreditar na política, em você. Portanto seja criativo, mostre seu diferencial.

(NELSON RIBEIRO FILHO, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.