WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

UESC SOBE 55 POSIÇÕES NO RANKING THE PARA AMÉRICA LATINA

.

A Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) subiu 55 posições no Latin American University Ranking, ranking promovido pela organização internacional THE (Times Higher Education), o qual indica as melhores instituições de ensino superior da América Latina. A Uesc agora ocupa o 88º lugar em 2020 das 166 universidades participantes de 12 países latino-americanos. Quando é verificado apenas as universidades brasileiras, a Universidade ocupou 40º lugar, crescendo 9 posições. Dentre as universidades do Centro-Oeste, Norte e Nordeste brasileiros, a Uesc se destaca no 10º lugar, sendo a única estadual. Por fim, no conjunto das universidades baianas, a Universidade está no 2º lugar, subindo uma posição em relação à classificação de 2019.
Este ranking leva em consideração cinco aspectos: internacionalização em pessoal, estudantes e pesquisa; renda proveniente da indústria através de transferência de conhecimento; números de citações que os professores têm em trabalhos de outros autores; reputação e renda da pesquisa, bem como o volume de artigos dos professores; e, o ambiente de aprendizagem. A melhora da Uesc colocou a Assessora de Relações Internacionais da UESC, Ticiana Grecco Zanon Moura, “se deve a um trabalho dos servidores técnicos, alunos e professores ao longo dos anos e desdobramentos que estas ações possuem.
O lugar de destaque da Uesc ajuda a demonstrar o papel que ela possui na região, mas também no estado e no Brasil”. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre as três universidades da Bahia que foram incluídas no Latin America University Rankings. “Ter as nossas universidades, as estaduais Uesc e Uneb e a UFBA, neste ranking, é motivo de muito orgulho para todos nós baianos. A UFBA tem a sua história e as nossas Uneb e Uesc, além da excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, têm alcançado expressivos resultados na qualificação de quadro de mestres e doutores, no crescimento da pesquisa e nos programas de pós-graduação. Mesmo neste momento de pandemia, as nossas universidades estaduais continuam desenvolvendo um trabalho, principalmente, na pesquisa, o que mostra o compromisso e o papel na produção do conhecimento”.
O reitor Alessandro Fernandes de Santana comemorou o avanço da Uesc no Latin America University Rankings do THE como mais um estímulo para o aprimoramento aos programas de internacionalização da Universidade. Para o reitor, “esse reconhecimento certamente influenciará positivamente a escolha da instituição por estudantes de pós-graduação de diferentes países da América Latina que vêm fazer seus cursos de mestrado e doutorado na Uesc.” O reitor ainda complementa que, além do esforço na construção da excelência nos aspectos relacionados ao ranking, “a universidade prioriza seu papel no desenvolvimento sustentável, implementando várias atividades de pesquisa relacionadas à área”. É sempre bom lembrar que a Uesc tem seu campus cercado pela Mata Atlântica e foi construída nos terrenos de uma grande fazenda de cacau. (Fonte: Rede Brasil)

.

Comentários estão fechados.