WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

LIDERANÇA ÁGIL – Pela Admª. TAIS GASPAR

.

Como se tornar um líder ágil em tempos de incerteza?
Liderar em tempos de grandes transformações – tecnológicas, culturais e comportamentais – não é tarefa fácil. Nesse cenário, agilidade torna-se uma característica fundamental, especialmente para quem está em posições de liderança e precisa engajar pessoas, tomar decisões e criar estratégias para obter resultados satisfatórios.
2020 e seus Desafios
O ano de 2020 vai ficar na história, isso é fato. Todos tivemos que passar por diversas adaptações para viver esta nova realidade que nos bate à porta. Líderes e organizações precisam estar cada vez mais atentos às novas exigências e preparados para ressignificar paradigmas e contribuir para o desenvolvimento desse novo “normal”.
“O ambiente volátil e complexo de negócios requer profissionais capazes de tomar decisões estruturantes, ágeis e globais.”
Mundo VUCA
Lembro que há pouco mais de um ano, quando escrevi meu artigo falando sobre o mundo VUCA, retratando um ambiente de vulnerabilidade, incertezas, complexidade e ambiguidade, já falava de toda essa problemática que estávamos vivenciando. Acontece que, o que não imaginávamos era que a grande turbulência ainda estava por vir.
2020 e o Coronavírus potencializaram, de forma inimaginável, todo esse mundo complexo e deixou muitos líderes sem reação. Quem conseguiu manter a calma e a visão estratégica e tomar decisões ágeis, conseguiu reverter alguns aspectos e até criar oportunidades no meio do caos.
Líder Ágil
Em qualquer empresa, independente do porte, o líder deve atuar como um facilitador. O papel de Líder Coach é cada vez mais fundamental. Mesmo que diversas funções sejam exercidas durante o dia, o papel principal é oferecer suporte à equipe, mediar conflitos,
atender às necessidades dos clientes e garantir que os resultados sejam alcançados. Entretanto, muitos ainda acabam se afogando em pequenas tarefas operacionais e desenvolver uma liderança ágil se torna cada vez mais desafiador.
A liderança ágil tem sido uma necessidade cada vez maior em um mercado em constante evolução. O líder precisa estar atento às mudanças, propor soluções rápidas e inovadoras e se antecipar aos acontecimentos que possam afetar a organização.
Dependendo do estilo de gestão atual, pode ser desafiador estabelecer a liderança ágil rapidamente. O líder deve entender que o principal responsável por iniciar essa mudança é ele. Essa autoresponsabilidade serve como exemplo para a equipe, auxiliando no incremento da cooperação e engajamento, e, por sua vez, na transição do papel do líder.
Ressignificando de paradigmas
Para desenvolver uma liderança ágil, alguns paradigmas de gestão precisam ser ressignificados e os líderes precisam ainda mais envolver e engajar a equipe no objetivo global. Ter metas claras, definidas e compartilhadas faz-se ainda mais necessário.
Outro ponto que não pode ser deixado de lado é o estímulo ao protagonismo e autonomia dos membros da equipe, o que garante uma maior produtividade e também motivação. Quanto mais se desenvolve o conceito de autorresponsabilidade, mais se estimula o surgimento de equipes autogerenciáveis e de alta produtividade.
3 passos para desenvolver a Liderança Ágil
Como você pôde perceber, as mudanças mais significativas são aquelas que dizem respeito ao mindset do líder. Mas, toda mudança é possível, só precisa prática. Confira 3 dicas que vão ajudar você a adotar um estilo de liderança ágil e eficiente.
1. CLAREZA E OBJETIVIDADE
Um dos fatores que contribuem para a baixa produtividade da equipe é a falta de clareza sobre o que se espera dela. Não saber o que ou qual o propósito em desempenhar tal
tarefa faz com que haja muito mais insegurança no desenvolvimento. Como consequência, retrabalhos e falta de foco empacam os processos.
Na liderança ágil o líder estabelece uma via de comunicação transparente e clara com todos, por meio de regras e processos bem fundamentados, propósito do negócio e de cada membro bem definidos e sintonia nos relacionamentos. Sendo assim, todos sabem o que precisa ser feito e o que se espera de cada um.
2. CONFIANÇA NA EQUIPE
O líder ágil sabe que é sua responsabilidade prezar pelo tempo para pensar e executar as estratégias. Por isso, é cauteloso no processo de delegação das atividades e entende a importância de dedicar-se ao acompanhamento dessas delegações. Entendendo, assim, que o suporte e confiança proporcionam o desenvolvimento da equipe, dos processos e constância na operação.
3. FOCO
Mais uma vez, é bom lembrar: o líder é uma peça estratégica, não operacional da empresa. Manter o foco nas necessidades dos clientes, na observação dos movimentos do mercado e nos resultados esperados é o que deve engajar o líder a aprimorar seu estilo de gestão.
Adotar um modelo de liderança ágil não traz benefícios apenas para a organização. Os membros da equipe também se engajam mais ao saber que seu trabalho é importante para obter resultados e têm uma melhora significativa na autoestima ao se sentirem ouvidos. O próprio líder reconhece que tem benefícios no uso direcionado do seu tempo, focando nas áreas chave que exigem seu olhar
E agora está com você, o que você pode começar a fazer hoje para aprimorar a sua liderança e se tornar um Líder Ágil e Eficiente?
Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.
Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!
Te vejo na próxima semana.

(TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO, Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)

Quem sou eu:
Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.
Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.
Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.
Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.
Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.
Visite o perfil @taisgasparcoach

.

Comentários estão fechados.