WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

IDIÓTES – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO-NETÃO

.

Lendo um livro de Mario Sergio Cortella, fiquei na curiosidade sobre a colocação do texto em nossa política atual e nas condições que se estabelece toda campanha eleitoral, despreocupada com a pandemia.
No Brasil existe em alguns locais a expressão: “política é coisa de idiota”. Talvez pela desacreditada responsabilidade das autoridades com o bem do nosso povo.
Procurando em alguns livros encontrei: “Idiota vem da expressão idiótes, em grego, significa aquele que só vive a vida privada, que recusa a política, que diz não a política. Viver fechado dentro de si e só se interessando por sua vida pessoal é o caminho certo para escolher seus representantes políticos?
Hoje existe um agravante que aumenta o grau de individualidade e afastamento da vida política de nosso município; o Vírus. A campanha de prefeito é a mais participativa, povo na rua, passeatas e tudo mais. O que vai ocorrer? O medo da contaminação vai conter o povo? A força da campanha vai superar o medo? O número de contaminados vai aumentar nesse processo eleitoral?
O que vai ocorrer com a relação liberdade, democracia e política? E você leitor do blog do zebrão, qual a sua indagação no processo eleitoral? Das perguntas do parágrafo acima, qual a que você mais pensa?
Termino a reflexão com uma frase que encontrei nas minhas leituras, na qual desconheço o autor: “ Quando a política servir o povo e não o interesse de algumas classes, ela se tornará a salvação do mundo”.

(ANTÔNIO MOREIRA NETO – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.